Busca avançada
Ano de início
Entree

Assimetria e qualidade de informação nos mercados de capitais de países emergentes

Processo: 17/01140-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2017
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2018
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Ciências Contábeis
Pesquisador responsável:Lucas Ayres Barreira de Campos Barros
Beneficiário:Orleans Silva Martins
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Gerenciamento de resultados   Persistência   Conservadorismo (política)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Assimetria de Informação | Conservadorismo | Gerenciamento de resultados | persistência | relevância | Contabilidade para Usuários Externos

Resumo

Este projeto de pesquisa está fundamentado na hipótese de que um melhor nível de qualidade de informação contábil contribui para a redução da assimetria de informação em ambientes informacionais com menor proteção legal aos investidores, pois minimiza as práticas oportunísticas de negociação com informações privadas. Seu objetivo principal é analisar a relação entre a assimetria de informação e a qualidade das informações contábeis nos diferentes ambientes informacionais dos países emergentes. Com base na Hipótese dos Mercados Eficientes e na Teoria da Agência será realizada uma revisão de literatura acerca das principais proxies para a assimetria de informação e a qualidade das informações contábeis, além de seus possíveis determinantes. Em seguida, serão coletados os dados das empresas que negociarem suas ações nas principais bolsas de valores dos países emergentes durante o período de 2000 a 2016. Com o auxílio de modelos empíricos serão estimadas as referidas proxies e por meio de modelos com dados em painel e com efeitos fixos serão analisados os determinantes dessas relações. Em seus resultados, espera-se que sejam identificados os principais determinantes dessas relações, e que sejam evidenciadas as nuances e especificidades desses ambientes informacionais que podem influenciar tais relações. Ainda, destaca-se sua originalidade e potencial de contribuição à academia e ao mercado, pois, até onde sabemos, não há evidências nas literaturas internacional e nacional acerca da relação de um índice de assimetria de informação com a qualidade das informações contábeis das empresas, especialmente em países emergentes, considerando seus diferentes ambientes informacionais e a proteção legal aos investidores, que são historicamente mais fracos do que em países desenvolvidos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARTINS, ORLEANS SILVA; DE CAMPOS BARROS, LUCAS AYRES BARREIRA. Firm Informativeness, Information Environment, and Accounting Quality in Emerging Countries. INTERNATIONAL JOURNAL OF ACCOUNTING, v. 56, n. 1, p. 50-pg., . (17/01140-1)