Busca avançada
Ano de início
Entree

Cenário de baixo carbono para o setor energético do Estado de São Paulo

Processo: 17/02979-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2018
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2019
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Sergio Almeida Pacca
Beneficiário:Jhonathan Fernandes Torres de Souza
Instituição Sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sustentabilidade   Mudança climática   Aquecimento global   Emissão de gases   Gases do efeito estufa   Energia   Tomada de decisão   Cooperação internacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise energetica | Emissões de gases do efeito estufa | mitigação da mudança climática | Politica Climatica | Sustentabilidade | sustentabilidade, energia e mudança climática

Resumo

Uma vez reconhecendo o aquecimento global e as mudanças climáticas como uma realidade concreta e evidente, os governos de vários países têm assumido o compromisso de reduzir suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) para o futuro próximo. Tal compromisso está sendo atualmente consolidado com a ratificação do Acordo de Paris, acordo universal para luta contra as mudanças climáticas, fruto da Conferência das Partes (COP 21) ocorrida em 2015. O alcance das metas voluntárias de redução propostas pelos países ratificadores do acordo só será possível por meio de estudos que fundamentem as tomadas de decisão para políticas climáticas. Estes estudos têm realizado projeções a partir de diversos cenários, tendo como referência a situação atual das emissões de GEE. Entre estes estudos, existem os que inferem a evolução das emissões com a introdução de tecnologias ou medidas de baixo carbono, cada uma delas gerando uma wedge (cunha) que agrupadas formam um triângulo de estabilização capaz de manter as emissões em patamares condizentes com o cenário global de limitação do aquecimento a 2ºC. O presente projeto visa à produção de um cenário de baixo carbono, com base nas wedges, para o setor de energia do Estado de São Paulo até o ano de 2050. O escopo do projeto é apoiado no fato de que a energia é um dos setores mais importantes nas emissões de GEE, geralmente contribuindo para mais de 75% das emissões totais em países desenvolvidos, e no fato de que São Paulo possui características industriais e econômicas que o comparam ao nível de países desenvolvidos, justificando um estudo específico para determinar as maiores potencialidades de redução de GEE pelo estado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA, J. F. T.. Industrial low carbon futures: A regional marginal abatement cost curve for Sao Paulo, Brazil. JOURNAL OF CLEANER PRODUCTION, v. 200, p. 680-686, . (17/02979-5)
TORRES DE SOUZA, JHONATHAN FERNANDES; PACCA, SERGIO ALMEIDA. How far can low-carbon energy scenarios reach based on proven technologies?. MITIGATION AND ADAPTATION STRATEGIES FOR GLOBAL CHANGE, v. 24, n. 5, p. 687-705, . (17/02979-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Jhonathan Fernandes Torres de. Cenários de baixo carbono para o setor energético do Estado de São Paulo. 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) São Paulo.