Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilização da terapia fotodinâmica no tratamento antimicrobiano do sêmen de galos domésticos: análise de diferentes tempos de pré-irradiação, irradiância e exposição radiante da luz.

Processo: 18/02849-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2019
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2020
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Ricardo Jose Garcia Pereira
Beneficiário:Gabriel Augusto Novaes
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Avicultura   Aves   Inseminação artificial   Sêmen animal   Terapia fotodinâmica   Azul de metileno
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aves | azul de metileno | contaminação bacteriana | inseminação artificial | terapia fotodinâmica | Inseminação Artificial

Resumo

A avicultura se destaca entre os setores do agronegócio brasileiro, uma vez que o Brasil é o segundo maior produtor e o maior exportador mundial de carne de frango. Portanto, o emprego de biotecnologias que otimizem este tipo de criação é extremamente relevante, destacando-se a inseminação artificial (IA). Todavia, em virtude da cloaca ser uma via comum ao ejaculado e às excretas, altos graus de contaminação são frequentemente observados no sêmen de aves domésticas. Para contornar esta situação muitos diluidores de sêmen para aves possuem antibióticos em sua composição, uma prática que intensifica a problemática da resistência bacteriana. Deste modo, com o objetivo de gerar alternativas ao uso de antibióticos, nosso laboratório deu início aos estudos buscando adaptar as terapias não térmicas baseadas em luz para o tratamento antimicrobiano do sêmen de galos domésticos (Projeto IC FAPESP nº 2017/04457-6). Nossos dados preliminares demonstraram o potencial antimicrobiano destas técnicas, no entanto também evidenciaram a necessidade de diversos ajustes para a definição de um protocolo eficaz no controle da microbiota seminal que seja ao mesmo tempo inócuo aos espermatozoides. Portanto, visando melhor adequar a terapia fotodinâmica (PDT) para sua utilização em sêmen de aves domésticas, estudaremos como alterações no tempo de pré-irradiação com azul de metileno (AM), na exposição radiante (J/cm2) e irradiância (mW/cm2) da luz influenciarão a viabilidade espermática e as bactérias presentes no sêmen. Por fim, analisaremos os efeitos da PDT sobre a fertilidade (in vivo) das amostras seminais irradiadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NOVAES, G. A.; BLANK, M. H.; YOSHIMURA, T. M.; RIBEIRO, M. S.; PEREIRA, R. J. G.. Methylene blue-mediated antimicrobial photodynamic therapy on chicken semen. Photodiagnosis and Photodynamic Therapy, v. 41, p. 12-pg., . (18/02849-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NOVAES, Gabriel Augusto. Utilização da terapia fotodinâmica antimicrobiana no sêmen de galos domésticos: análise de diferentes tempos de pré-irradiação, irradiância e exposição radiante da luz. 2021. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.