Busca avançada
Ano de início
Entree

O significado da recidiva do Câncer do filho atribuído pelo pai

Processo: 18/03733-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2018
Data de Término da vigência: 22 de abril de 2019
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Pediátrica
Pesquisador responsável:Lucila Castanheira Nascimento
Beneficiário:Naiara Barros Polita
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Antropologia médica   Masculinidade   Enfermagem oncológica   Câncer infantil   Recidiva   Pai   Canadá   Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:antropologia médica | Câncer infantojuvenil | Enfermagem Oncológica | Masculinidades | pai | Recidiva | Crianças com condições crônicas e suas famílias

Resumo

O Câncer infantojuvenil desencadeia repercussões econômicas e sociais, as quais alcançam, além da criança e do adolescente, a família e a comunidade. Atualmente, na literatura, há concentração de estudos que abordam os aspectos psicossociais do Câncer infantojuvenil com enfoque na mãe, porém existem poucos estudos referentes à experiência do pai. A maioria dessas pesquisas enfatiza a experiência do pai no momento do diagnóstico, reafirmando lacuna de conhecimento sobre a experiência paterna no momento da recidiva do Câncer do filho. Este estudo tem como objetivo interpretar os significados da recidiva do Câncer do filho atribuídos pelo pai, a partir do sistema cultural. Para o desenvolvimento da pesquisa, selecionou-se a Antropologia Médica e das Masculinidades e o método da narrativa como referencial teórico e metodológico, respectivamente. Serão recrutados pais de crianças e adolescentes com recidiva de Câncer em Québec, Canadá e no Brasil. A coleta de dados ocorrerá, preferencialmente, no domicílio dos participantes, por meio de entrevistas em profundidade e diário de campo. A coleta e análise dos dados serão realizadas concomitantemente. Será utilizada a técnica da análise temática indutiva. Espera-se interpretar os significados atribuídos pelo pai à recidiva do Câncer do filho e explicar compreensivamente a forma pela qual a cultura influencia o processo saúde-doença e a construção do cuidado paterno na recidiva oncológica, contribuindo para preencher a lacuna do conhecimento existente na área, com vistas ao oferecimento de um cuidado qualificado às crianças e adolescentes e suas famílias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
POLITA, NAIARA BARROS; DE MONTIGNY, FRANCINE; NERIS, RHYQUELLE RHIBNA; ALVARENGA, WILLYANE DE ANDRADE; SILVA-RODRIGUES, FERNANDA MACHADO; LEITE, ANA CAROLINA ANDRADE BIAGGI; NASCIMENTO, LUCILA CASTANHEIRA. The Experiences of Bereaved Parents After the Loss of a Child to Cancer: A Qualitative Metasynthesis. JOURNAL OF PEDIATRIC ONCOLOGY NURSING, v. 37, n. 6, p. 14-pg., . (18/03733-2)
POLITA, NAIARA BARROS; DE MONTIGNY, FRANCINE; NERIS, RHYQUELLE RHIBNA; ALVARENGA, WILLYANE DE ANDRADE; SILVA-RODRIGUES, FERNANDA MACHADO; LEITE, ANA CAROLINA ANDRADE BIAGGI; NASCIMENTO, LUCILA CASTANHEIRA. The Experiences of Bereaved Parents After the Loss of a Child to Cancer: A Qualitative Metasynthesis. JOURNAL OF PEDIATRIC ONCOLOGY NURSING, . (18/03733-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
POLITA, Naiara Barros. O significado atribuído pelo pai à recidiva do câncer do filho. 2019. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem (EE/SBD) São Paulo.