Busca avançada
Ano de início
Entree

Impactos da digitalização na servitização: casos em empresas de manufaturas

Processo: 18/06586-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2018
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2021
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Gerência de Produção
Pesquisador responsável:Glauco Henrique de Sousa Mendes
Beneficiário:Glauco Henrique de Sousa Mendes
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Alejandro Germán Frank ; Gilberto Miller Devós Ganga ; Maicon Gouvea de Oliveira ; Ricardo Coser Mergulhão
Assunto(s):Digitalização  Servitização 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Digitalização | Empresas de Manufatura | servitização | Sistema produto-serviço | Sistema Produto Serviços/Servitização/Serviços

Resumo

Servitização e digitalização são tendências recentes que têm gerado mudanças nas empresas de manufatura. A servitização é a transição na qual as empresas de manufatura desenvolvem as capacidades necessárias para fornecer sistemas produtos serviços em vez de suas tradicionais ofertas de produtos. A digitalização, por sua vez, refere-se ao uso crescente de tecnologias digitais para conectar pessoas, sistemas, empresas, produtos e serviços. Ela é um dos aspectos mais evidentes da chamada Indústria 4.0. A literatura recente tem focado em compreender as interfaces entre essas duas tendências, já que a digitalização potencializa a oferta de produtos inteligentes e serviços digitais. Do mesmo modo, a ampliação do portfólio de serviços também pode demandar o uso de novas tecnologias digitais. Os objetivos principais deste projeto são: i) analisar os impactos da digitalização em diferentes estratégias de servitização e, ii) propor uma taxonomia de estratégias de digitalização-servitização. Será empregada uma combinação de métodos para realização da pesquisa: revisão bibliográfica sistemática e estudo de casos múltiplos, sendo seus resultados avaliados qualitativamente. Os principais resultados são: análise dos impactos da digitalização na servitização, caracterização das estratégias de digitalização-servitização; identificação dos recursos e capacidades que suportam cada uma das estratégias propostas; conjunto de diretrizes gerenciais para implantação dessas estratégias; e fomento de pesquisas numa área ainda incipiente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FAVORETTO, CAMILA; MENDES, GLAUCO H. S.; OLIVEIRA, MAICON G.; CAUCHICK-MIGUEL, PAULO A.; COREYNEN, WIM. From servitization to digital servitization: How digitalization transforms companies' transition towards services. INDUSTRIAL MARKETING MANAGEMENT, v. 102, p. 18-pg., . (18/06586-0)