Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma investigação do bright side e dark side da colaboração nos ecossistemas de servitização digital em modelos de negócios para carros conectados

Processo: 22/08569-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2023
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2025
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção
Pesquisador responsável:Glauco Henrique de Sousa Mendes
Beneficiário:Glauco Henrique de Sousa Mendes
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Diego Augusto de Jesus Pacheco ; Maicon Gouvea de Oliveira
Assunto(s):Servitização  Digitalização  Automóveis  Conectividade  Indústria automobilística 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bright e Dark sides | Colaboração | Digitalização | Ecossistema de Servitização digital | servitização | Servitização digital | Servitização

Resumo

Servitização e digitalização são tendências recentes que têm gerado mudanças nas empresas de manufatura. Da convergência entre ambas surgiu o conceito de servitização digital, que se refere à transformação das empresas de manufatura para oferecer soluções inteligentes (sistemas produto-serviço-software). A servitização digital requer a colaboração eficaz entre os atores do ecossistema para inovar e garantir que as soluções inteligentes possam ser implantadas com sucesso. Ainda que a colaboração entre os atores do ecossistema de servitização digital possa gerar benefícios e valores mútuos (bright side); podem também surgir tensões, dilemas e resultados negativos (dark side) que comprometem o alcance dos objetivos esperados. Por ser um tema crítico na literatura em servitização digital e ter claras implicações práticas aos atores do ecossistema de servitização digital, sobretudo, para modelos de negócios inovadores como é o caso dos carros conectados; este projeto tem como objetivo: (i) compreender os benefícios (bright side), conflitos, tensões, dilemas e formas de destruição de valor (dark side) existentes na colaboração entre os atores do ecossistema de servitização digital para carros conectados; (ii) explicar as estratégias usadas pelos principais atores do ecossistema para maximizar benefícios e resolver conflitos, tensões e dilemas; identificando as principais relações focais e a relação influência dos atores focais; e (iii) propor uma nova estrutura conceitual de manifestações do dark side em ecossistema de servitização digital para carros conectados, vinculando conflitos/tensões a potenciais estratégias de solução. Será empregada uma combinação de métodos para realização da pesquisa: revisão bibliográfica sistemática, pesquisa com especialistas e estudo de casos múltiplos, sendo seus resultados avaliados quantitativamente e qualitativamente. Os principais resultados são: (i) caracterização do benefícios, desafios e estratégias ligadas à colaboração em ecossistemas de servitização digital para carros conectados; (ii) um conjunto de diretrizes gerenciais para maximização do bright side e superação das manifestações do dark side, e (iii) fomento de pesquisas numa área ainda incipiente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)