Busca avançada
Ano de início
Entree

Design ergonômico e percepção visual: a influência da cor na usabilidade de artefatos de uso cotidiano

Processo: 18/06764-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2018
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2020
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Desenho Industrial - Desenho de Produto
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Luis Carlos Pasquarella
Beneficiário:Ana Laura Alves
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Percepção visual   Cor   Ergonomia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cor | Design Ergonômico | Percepção Visual | Usabilidade | Ergonomia

Resumo

Diferentes áreas do conhecimento - design, arquitetura, psicologia, ergonomia, marketing e neurociência - tem apresentado questões que sugerem a influência da cor sobre o comportamento humano e seu bem-estar. Entretanto, pouco se conhece sobre a interferência cromática na usabilidade de um artefato (produto). O presente projeto de pesquisa tem como objetivo verificar se a cor de um artefato influencia sua usabilidade; e no caso positivo, compreender esta influência. Para tanto, pretende-se considerar como objeto de análise dois artefatos de uso cotidiano, ou mais especificamente, utensílios domésticos disponíveis no comércio em diferentes cores. Os procedimentos metodológicos serão caracterizados por uma abordagem transversal, com aplicação experimental. Princípios éticos serão empregados. A coleta de dados ocorrerá em três situações: 1. Interação visual e tátil; 2. Interação de uso, momento em que será avaliada a usabilidade do artefato por meio do Protocolo SUS, bem como o uso do software FaceReaderTM, para análise de satisfação; 3. Avaliação pós-uso, na qual o participante realizará uma avaliação global da atividade, classificando os produtos conforme sua preferência. Os resultados passarão por análise estatística paramétrica e não paramétrica. A partir dos mesmos, pretende-se confirmar (ou não) a hipótese de que a cor exerce influência na usabilidade de um produto. Portanto, o estudo deverá contribuir com o conhecimento nas áreas do design ergonômico e da percepção visual, bem como com o desenvolvimento tecnológico de novos produtos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALVES, ANA LAURA; DE GIULI, MIRELA RIQUENA; ZITKUS, EMILENE; PASCHOARELLI, LUIS CARLOS. Color influence on the use satisfaction of kitchen utensils: An ergonomic and perceptual study. INTERNATIONAL JOURNAL OF INDUSTRIAL ERGONOMICS, v. 90, p. 13-pg., . (18/06764-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALVES, Ana Laura. Design ergonômico e percepção visual: a influência da cor na usabilidade de artefatos de uso cotidiano. 2020. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Arquitetura. Artes. Comunicação e Design. Bauru Artes.