Busca avançada
Ano de início
Entree

Empreendedorismo imigrante brasileiro em Toronto/Canadá

Processo: 18/11276-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2019
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2019
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Michel Mott Machado
Beneficiário:Michel Mott Machado
Pesquisador Anfitrião: Caroline Shenaz Hossein
Instituição Sede: Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba (FATEC Itaquaquecetuba). Centro Paula Souza (CEETEPS). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). Itaquaquecetuba , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: York University, Canadá  
Assunto(s):Canadá   Empreendedorismo   Imigrantes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brazilians | Canadá | Expat-preneur | Immigrant Entrepreneurship | Toronto | Empreendedorismo

Resumo

Há evidências de que o interesse pelo tema "Ethnic and Immigrant Entrepreneurship", no plano internacional, parece estar em crescimento (Cruz & Falcão, 2016; Ma; Zhao; Wang & Lee, 2013), porém, no Brasil, ainda se verifica uma lacuna importante dentro do campo da produção do conhecimento, inclusive na Administração, especialmente quando se verifica um baixo número de referências sobre as teorias da imigração voltadas ao empreendedorismo (Cruz; Falcão & Barreto, 2017). Este projeto tem por objetivo analisar os padrões do empreendedorismo imigrante/étnico da comunidade brasileira em Toronto, uma vez que nesta cidade se encontra o maior contingente de imigrantes brasileiros no Canadá (Sega, 2018). A pesquisa fundamenta-se na perspectiva dos imigrantes como empreendedores (Kerr & Kerr, 2016; Lo & Teixeira, 2015; Kloosterman & Rath 2003; 2001; Rath & Kloosterman, 2000), na identificação social com a comunidade étnica (Drori; Honig & Wright, 2009), nas categorias básicas de empreendedorismo étnico (Zhou, 2004), na abordagem teórica do 'capital social, humano e econômico' (Achidi-Ndofor & Priem, 2011; Bourdieu, 1986), além do modelo da migração internacional observada em função de forças econômicas, das redes sociais e dos direitos (Hollifield, 2005), conforme recomendado por Sega (2018) ao se referir à sua utilidade para analisar o fluxo migratório especialmente dirigido à cidade de Toronto. A pesquisa adotará uma abordagem quantitativa-qualitativa, com a aplicação de questionários (surveys) e a realização de entrevistas em profundidade, sendo os dados obtidos nas surveys analisados por meio de procedimentos estatísticos (análise fatorial, análise de clusters, ANOVA) e tratados com o auxílio do software SPSS; o conteúdo das entrevistas será interpretado por meio da análise de conteúdo, que contará com o software ATLAS.ti. No plano teórico, pretende-se contribuir às teorias de empreendedorismo imigrante; e em termos práticos, o trabalho visa contribuir para que empreendedores imigrantes compreendam os significados e a abrangência do tema tratado, a fim de poderem atuar com maior precisão na gestão de negócios. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROBERTO PESSOA DE QUEIROZ FALCÃO; EDUARDO PICANÇO CRUZ; FÁBIO DE OLIVEIRA PAULA; MICHEL MOTT MACHADO. Entrepreneurial Intention of Brazilian Immigrants in Canada. BAR, Braz. Adm. Rev., v. 19, n. 1, . (18/11276-0)
DE QUEIROZ FALCAO, ROBERTO PESSOA; MACHADO, MICHEL MOTT; CRUZ, EDUARDO PICANCO; HOSSEIN, CAROLINE SHENAZ. Mixed embeddedness of Brazilian entrepreneurs in Toronto. INTERNATIONAL JOURNAL OF ENTREPRENEURIAL BEHAVIOR & RESEARCH, v. 27, n. 7, . (18/11276-0)