Busca avançada
Ano de início
Entree

Transparência ativa na gestão de recursos hídricos na macrometrópole paulista utilizando o método INTRAG

Processo: 18/23771-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2019
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2022
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Pedro Roberto Jacobi
Beneficiário:Beatriz Milz
Instituição Sede: Instituto de Energia e Ambiente (IEE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/03804-9 - Governança ambiental da macrometrópole paulista face à variabilidade climática, AP.PFPMCG.TEM
Assunto(s):Ciência ambiental   Governança ambiental   Indicadores   Gestão integrada de recursos hídricos   Manejo   Água   Metrópoles   São Paulo (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Escassez Hídrica | Governança Ambiental | Governança da água | Indicadores | Lei de Acesso à Informação | Ciência Ambiental

Resumo

A Macrometrópole Paulista (MMP) é considerada a maior e mais importante aglomeração urbana do Brasil, e essa região apresenta crescentes riscos de enfrentamento de problemas de escassez de água. O Índice de transparência no manejo da água (INTRAG) é utilizado para avaliar o grau de transparência da gestão dos recursos hídricos, e utiliza as informações disponíveis eletronicamente nas páginas oficiais dos órgãos gestores. Este projeto tem como objetivo adaptar a metodologia INTRAG, de forma que o índice considere questões referentes a qualidade das informações disponibilizadas, e aplicar o índice no contexto da Macrometrópole Paulista considerando as diferentes Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHI) que a compõe. Desta forma, procura-se entender qual é a condição atual da transparência ativa na gestão dos recursos hídricos nas diferentes UGHRI que pertencem à MMP. Tem-se como hipótese que a transparênciaativa na gestão dos recursos hídricos atualmente se configura distintamente nas diferentes Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos que pertencem à MMP. Além disso, a adaptação do INTRAG será um avanço na utilização deste índice, possibilitando avaliar com maior precisão a transparência ativa na gestão dos recursos hídricos, e a aplicação do mesmo futuramente outras bacias hidrográficas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BEATRIZ MILZ; PATRICIA OLIVEIRA DE AQUINO; JEAN CARLO GONÇALVES ORTEGA; ANA LUISA VIETTI BITENCOURT; CRISTINA SOUZA FREIRE NORDI. Variabilidade espaço-temporal da qualidade da água superficial do Corpo Central I da represa Billings - São Paulo, Brasil. Rev. Ambient. Água, v. 17, n. 3, . (18/23771-6, 10/50738-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MILZ, Beatriz. Transparência ativa na gestão de recursos hídricos na Macrometrópole Paulista. 2024. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE/BT) São Paulo.