Busca avançada
Ano de início
Entree

Criação de organóide de saco vitelino de mamíferos

Processo: 18/24273-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2019
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2021
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Carlos Eduardo Ambrósio
Beneficiário:Vitória Mattos Pereira
Instituição Sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Placentação   Saco vitelino   Células-tronco   Organoides   Suínos   Bovinos   Cães
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bovino | canino | célula-tronco | placentação | Saco vitelino | suíno | célula-tronco

Resumo

As funções hematopoéticas, imunológicas, metabólicas e nutricionais do saco vitelino (SV) já são conhecida durante o desenvolvimento embrionário inicial. Mas o conhecimento sobre seu mecanismo de transporte e possíveis disfunções e consequente interferência no aborto inicial continua incerto. E a cultura bidimensional in vitro (2D) dessa estrutura não fornece informações precisas sobre a composição, arquitetura e função deste tecido. Então, para resolver este problema e obter conhecimento da formação da estrutura em questão, optamos por usar a cultura tridimensional in vitro (3D) chamada "organóides", que contém pequenas populações de células-tronco juntamente com células de linhagens diferenciadas, mimetizando a composição encontrada no tecido in vivo. Além disso, esta cultura celular pode ser usada como modelagem de doenças e para estudos toxicológicos / farmacêuticos. Os modelos animais bovino, suíno e canino foram escolhidos devido aos diferentes tipos de placentação que essas espécies possuem (sinepiteliocorial, epiteliocorial e hemocorial respectivamente), a fim de comparar as características das futuras estruturas formadas e suas funções de transporte durante o processo de placentação. Para o desenvolvimento do organóide de saco vitelino, foi escolhida a técnica utilizando o matrigel (Corning) juntamente com diferentes protocolos de meios de cultura para testar diferentes fatores de crescimento. Para a caracterização das estruturas formadas serão utilizadas as técnicas de RT-PCR, imunohistoquímica e microscopia eletrônica.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA, VITORIA MATTOS; FERREIRA PINTO, PRISCILA AVELINO; BRANCO MOTTA, LINA CASTELO; ALMEIDA, MATHEUS F.; CESAR DE ANDRADE, ANDRE FURUGEN; PINOTI PAVANELI, ANA PAULA; AMBROSIO, CARLOS EDUARDO. Initial Characterization of 3D Culture of Yolk Sac Tissue. ANIMALS, v. 13, n. 9, p. 17-pg., . (18/24273-0)