Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização biológica e molecular de duas cepas de Trypanosoma cruzi (Kinetoplastida, Trypanosomatidae) isoladas de Triatoma sherlocki (Hemiptera, Reduviidae)

Processo: 18/25413-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2019
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2020
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:João Aristeu da Rosa
Beneficiário:Gabriela Kinue Watase Kunii
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Protozoologia   Doença de Chagas   Trypanosoma cruzi   Genes   Triatoma   Caracterização molecular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:caracterização biológica | Caracterização Molecular | Doença de Chagas | Trypanosoma cruzi | doença de Chagas

Resumo

A doença de Chagas é uma infecção parasitária causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. É reconhecida como uma das doenças tropicais negligenciadas, que normalmente acomete pessoas que moram na zona rural e com baixa condição sócio-econômica. Dentre as vias de transmissão, as mais conhecidas são: vetorial, oral, transfusional, congênita e por acidente laboratorial. Atualmente estima-se que existam oito milhões de pessoas infectadas com o Trypanosoma cruzi no mundo. No Brasil, entre 2014 a 2017 houveram 1.194 casos registrados principalmente na região Norte e por transmissão oral. Os vetores da tripanossomíase americana são os triatomíneos. Atualmente se conhece 19 gêneros e 154 espécies de triatomíneos e os principais transmissores são dos gêneros Panstrongylus, Rhodnius e Triatoma. As populações de T. cruzi apresentam grande variabilidade na morfologia, virulência, patogenicidade, na evasão ao sistema imune do hospedeiro e na constituição antigênica. Essa variabilidade é associada às diferentes formas de manifestação clínica da doença no homem. Este trabalho tem como objetivo a caracterização biológica e molecular de duas cepas de T. cruzi (Tsh 4 e Tsh 18), isoladas a partir de fezes de ninfas e adultos de Triatoma sherlocki, capturados no distrito de Santo Inácio, município de Gentio do Ouro, no Estado da Bahia. A caracterização biológica se dará pela análise do comportamento da infecção em camundongos BALB/c e para a caracterização molecular se utilizará das sequências dos genes 24S± do RNA ribossomal, HSP60 e GPI.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GABRIELA KINUE WATASE KUNII; ROSSANA FALCONE; LEANDRO DA COSTA CLEMENTINO; JOÃO ARISTEU DA ROSA; JULIANA DAMIELI NASCIMENTO; TIAGO BELINTANI; JADER DE OLIVEIRA; ALINE RIMOLDI RIBEIRO. Growth Curve, Morphological and Molecular Characterization of Two Strains of Trypanosoma cruzi (Kinetoplastida, Trypanosomatidae) isolated from Triatoma sherlocki (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae). Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 55, . (18/25413-0)