Busca avançada
Ano de início
Entree

Destino ambiental fotoquímico de pesticidas em corpos d'água da região do Pontal do Paranapanema-SP

Processo: 19/00696-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2019
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2022
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Recursos Hídricos
Pesquisador responsável:Marcela Prado Silva Parizi
Beneficiário:Marcela Prado Silva Parizi
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Antonio Carlos Silva Costa Teixeira
Assunto(s):Pontal do Paranapanema (SP)  Agrotóxicos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:destino ambiental fotoquímico | espécies reativas intermediárias | fotólise direta e indireta | micropoluentes | Pesticidas | Pontal do Paranapanema | degradação de micropoluentes

Resumo

O Brasil ocupa lugar de destaque no cenário internacional em relação à produção de etanol, sendo o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo; 56% da produção são provenientes do estado de São Paulo. A expressividade do setor canavieiro no estado de São Paulo é também evidenciada pela expansão do cultivo de cana-de-açúcar na região do Pontal do Paranapanema, onde se identificou aumento superior a 400% na área destinada ao cultivo de cana-de-açúcar em doze anos. Aliado à alta produtividade do setor sucroalcooleiro está o emprego cada vez maior de pesticidas, o que têm preocupado a sociedade, as autoridades e a comunidade científica devido a questões associadas aos riscos à saúde decorrentes da ingestão gradual desses produtos que contaminam a água, o solo e os alimentos. Dentre os pesticidas utilizados no cultivo de cana-de-açúcar estão a atrazina (ATZ), ametrina (AMT) e o diuron (DIR). Estes herbicidas são frequentemente detectados em águas subterrâneas e superficiais de diferentes regiões do mundo, inclusive em corpos d'água localizados no estado de São Paulo. O conhecimento da persistência desses compostos no meio ambiente é essencial para avaliar seus potenciais impactos. Portanto, torna-se necessário investigar o destino ambiental de pesticidas, sendo muito escassos na literatura trabalhos nesse sentido. Nesse contexto, o presente projeto de pesquisa tem como proposta investigar a degradação dos pesticidas ATZ, AMT e DIR em águas superficiais da região do Pontal do Paranapanema-SP, como resultado de reações fotoquímicas, bem como compreender a dependência da persistência destes pesticidas em diferentes épocas do ano. Este projeto pretende trazer contribuições científicas originais em um contexto em que se tem levantado a preocupação com a preservação de recursos hídricos e com o uso intensivo de agroquímicos no Brasil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROCHA, CAROLINA MENDES; LASTRE-ACOSTA, ARLEN MABEL; SILVA PARIZI, MARCELA PRADO; SILVA COSTA TEIXEIRA, ANTONIO CARLOS. Environmental photochemical fate of pesticides ametryn and imidacloprid in surface water (Paranapanema River, Sao Paulo, Brazil). Environmental Science and Pollution Research, v. 29, n. 28, p. 15-pg., . (19/00696-1, 19/24158-9)
KATSUMATA, CAROLINE PEREIRA; SILVA PARIZI, MARCELA PRADO; LASTRE-ACOSTA, ARLEN MABEL; SILVA COSTA TEIXEIRA, ANTONIO CARLOS. Low Pressure UV Photolysis of the Pharmaceutical Compounds Acetaminophen, Atenolol, Bezafibrate, Diclofenac and Ibuprofen. WATER, v. 14, n. 19, p. 9-pg., . (19/00696-1)