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MulTeC (Multimodal Teletandem Corpus): desdobramentos e perspectivas

Processo: 19/14271-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2019
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2022
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Solange Aranha
Beneficiário:Solange Aranha
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Ciara Rachel Wigham ; Paola Leone ; Suzi Marques Spatti Cavalari ; Timothy William Lewis
Auxílio(s) vinculado(s):25/05146-0 - Calico 2025, AR.EXT
24/16039-8 - IMFLIT III 2025 Desafios e novas direções em Intercâmbio virtual, AR.EXT
22/08261-7 - XI SIGET - Simpósio Internacional de Gêneros Textuais, AR.BR
22/09569-5 - Congresso Internacional sobre Intercâmbio Virtual - IVEC (2022), AR.EXT
Bolsa(s) vinculada(s):21/13130-6 - MulTeC (Multimodal Teletandem Corpus): desdobramentos e perspectivas, BP.TT
21/13131-2 - MulTeC (Multimodal Teletandem Corpus): desdobramentos e perspectivas, BP.TT
19/24320-0 - MulTeC (Multimodal Teletandem Corpus): desdobramentos e perspectivas, BP.TT
Assunto(s):Teletandem 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem telecolaborativa | Cmc | corpus de aprendiz | telecolaboração | Teletandem | aprendizagem telecolaborativa

Resumo

Dados digitais que sejam de acesso livre para que qualquer pesquisador interessado possa usar, modificar e compartilhar (Open Knowledge, 2013) significa que o termo "dados de pesquisa" precisa, primeiramente, incluir dados que já foram coletados, anonimizados, processados, anotados, interpretados e disponibilizados para a comunidade científica e, em segundo lugar, a noção de que os dados de pesquisa formam um ciclo de dados que pode ser interrogado sob múltiplas perspectivas. A organização do MulTeC (Multimodal Teletandem Corpus), oriundo do projeto FAPESP # 16/18705-9, resulta em um corpus composto por dados orais e escritos de 282 aprendizes de línguas estrangeiras (inglês e português) coletados durante sessões orais de teletandem (Telles, 2006) entre 2012 e 2015 no campus da UNESP/São José do Rio Preto (https://teletandemriopreto.wixsite.com/ibilce). O corpus apresenta um total de 581 horas de interação oral, 666 diários de aprendizagem, 351 conversas pela ferramenta de chat, 956 textos escritos por estudantes brasileiros em inglês e revisados por estudantes proficientes em três versões (inicial, revisada e final), 91 questionários iniciais e 41 questionários finais. O presente projeto tem por objetivos (i) interrogar o corpus MulTeC sob a perspectiva dos estudos de gêneros com base sociorretórica; (ii) divulgar o corpus para que outros pesquisadores possam interrogá-lo com base em diferentes embasamentos teórico-metodológicos. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SATAR, MUGE; ARANHA, SOLANGE; CAVALARI, SUZI MARQUES SPATTI; ALMIJIWL, WALA. Low proficiency level learners' translingual and transmodal practices in teletandem: Challenging the separation of languages principle. SYSTEM, v. 120, p. 17-pg., . (16/18705-9, 19/14271-2)
DE LIMA-LOPES, RODRIGO E.; ARANHA, SOLANGE. LANGUAGE SEPARATION IN TELETANDEM: WHAT CORPUS ANALYSIS CAN TELL US. ILHA DO DESTERRO-A JOURNAL OF ENGLISH LANGUAGE LITERATURES IN ENGLISH AND CULTURAL STUDIES, v. 76, n. 3, p. 23-pg., . (16/18705-9, 19/14271-2)