Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação do polimorfismo do complexo de espécies Fusarium graminearum durante a infecção de coleóptilos do trigo utilizando análises amplas de transcriptomas

Processo: 19/16045-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 07 de outubro de 2019
Data de Término da vigência: 06 de abril de 2020
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Benedito Corrêa
Beneficiário:Sabina Moser Tralamazza
Supervisor: Daniel Croll
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Université de Neuchâtel, Suíça  
Vinculado à bolsa:15/21378-7 - Detecção do perfil toxigênico e identificação do complexo de espécies Fusarium graminearum através da espectroscopia de infravermelho, BP.PD
Assunto(s):Fusarium   Transcriptoma   Expressão gênica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:expressão gênica | Fusarium | Transcriptoma | Genética de fungos

Resumo

O complexo de espécies Fusarium graminearum (CEFG) é formado por uma série de patógenos morfologicamente indistinguíveis, capazes de produzir potentes micotoxinas, e causar a giberela, doença que afeta severamente cereais em todo mundo. Os membros do grupo podem diferir em agressividade, taxa de crescimento e perfil toxigênico, o que faz a sua rápida detecção em cereais uma ferramenta importante para o controle desses organismos. O pós-doutorado realizado no Brasil irá avaliar a habilidade da espectroscopia do infravermelho de identificar corretamente a contaminação precoce de grãos de trigo por diferentes espécies do CEFG. Para tal, a inclusão de dados referente a diversidade metabólica das espécies durante o processo de infecção irá melhorar significativamente o modelo de predição de infravermelho. Entender as diferenças adaptativas relacionadas a infecção será essencial para a robustez da análise de infravermelho, mas também muito significativo para a área de fitopatologia, já que mudanças ambientais e a alta capacidade de adaptação desses patógenos podem mudar drasticamente o perfil toxigênico dos fungos como também a gravidade da doença na planta. Assim, o objetivo principal deste projeto é realizar as análises do transcriptomas de cinco espécies do CEFG durante a infecção de coleóptilos de trigo. Juntamente, iremos identificar os principais genes associados a infecção do trigo, investigar os clusters gênicos do metabolismo especializado envolvidos no processo de infecção e determinar o polimorfismo encontrado entre os membros do CEFG. Para nosso conhecimento, nosso estudo sobre transcriptômica será o primeiro de outras espécies do CEFG a parte do bem documentando F. graminearum s.s. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TRALAMAZZA, SABINA MOSER; ABRAHAM, LEEN NANCHIRA; REYES-AVILA, CLAUDIA SARAI; CORREA, BENEDITO; CROLL, DANIEL. Histone H3K27 Methylation Perturbs Transcriptional Robustness and Underpins Dispensability of Highly Conserved Genes in Fungi. Molecular Biology and Evolution, v. 39, n. 1, p. 17-pg., . (19/16045-0)