Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo comparativo de tratamentos imunoterápicos para câncer de ovário quimicamente induzido em ratas

Processo: 19/18053-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2021
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Wagner José Fávaro
Beneficiário:Gabriela de Oliveira
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias ovarianas   Imunoterapia   OncoTherad   Plasma rico em plaquetas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Câncer de ovário | imunoterapia | OncoTherad | plasma rico em plaquetas | Câncer de Ovário, manipulação de fármacos

Resumo

No Brasil o câncer de ovário é o sétimo câncer mais comum nas regiões Centro-oeste, Nordeste e Norte, e o oitavo mais comum nas mulheres das regiões Sul e Sudeste. No Brasil, estimam-se cerca de 6150 novos casos entre os anos de 2018 e 2019, com um risco estimado em 5,79 casos para cada 100 mil mulheres. A idade média de mulheres que apresentam estes tumores é de 60 anos, sendo que o risco de desenvolver câncer de ovário ao longo da vida é de 1 em 70. Os sintomas do câncer de ovário por sua vez, não são específicos. O tratamento, tem sido seis ciclos de carboplatina e paclitaxel, este tratamento evoluiu na última década, com o advento da associação da quimioterapia intraperitoneal, uso da quimioterapia em dose densa e a adição de outros fármacos. Apesar dos tratamentos existentes, as taxas de recorrência permanecem altas para o câncer de ovário, ocorrendo em torno de 25% dos pacientes com doença em estágio inicial e 80% daquelas com doença avançada. Desta forma, existe a necessidade de buscar novos tratamentos para este tipo de câncer. Assim, os objetivos principais deste estudo serão caracterizar os efeitos histopatológicos e moleculares dos tratamentos imunoterápicos com OncoTherad e fosfato nanoestruturado (FO) associados ao Plasma Rico em Plaquetas (PRP) no tratamento do câncer de ovário induzido quimicamente em camundongos ratas Fischer 344, bem como estabelecer os possíveis mecanismos de ação dessas associações terapêuticas relacionando as vias de sinalização dos TLRs 2 e 4, vias de sinalização celular STAT/JAK1/JAK2 e RANK/RANKL/OPG; fatores de crescimento PDGF/ IGF-1/ TGF-²; e via de checagem do sistema imune PD-1/ PD-L1.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA, GABRIELA; DE SOUZA, BIANCA RIBEIRO; BAGGIO DE PAULA, JULIANE LIMA; DA SILVA SANTOS, DANIEL HENRIQUE; DE ARRUDA CAMARGO, GABRIELA CARDOSO; FAVARO, WAGNER JOSE; DURAN, NELSON. OncoTherad immunotherapy plus platelet rich plasma as potential therapeutic strategy for ovarian cancer: The role of toll-like receptors 2 and 4 signaling pathways.. Journal of Clinical Oncology, v. 41, n. 16, p. 1-pg., . (19/18053-0)