Busca avançada
Ano de início
Entree

Co-produção do consumidor na economia compartilhada: um modelo integrativo de escolha e variáveis latentes

Processo: 19/20143-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 02 de janeiro de 2020
Data de Término da vigência: 01 de janeiro de 2021
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração
Pesquisador responsável:José Afonso Mazzon
Beneficiário:Luis Eduardo Pilli
Supervisor: Benedict G.C. Dellaert
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Erasmus University Rotterdam (EUR), Holanda  
Vinculado à bolsa:18/07365-8 - Heterogeneidade em processos de escolha do consumidor: integrando a psicologia do consumidor aos modelos estatísticos de escolha discreta, BP.PD
Assunto(s):Marketing   Consumidor   Comportamento do consumidor
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Consumers response heterogeneity | Integrated Choice and Latent Variable model | Sharing Economy | Marketing

Resumo

Este projeto irá desenvolver modelos empíricos de comportamento do consumidor, no domínio da economia compartilhada, e irá testar as suas proposições através de modelos econométricos. O projeto é inspirado no marco teórico proposto por Dellaert (2019), e a aplicação empírica integrará o comportamento real do indivíduo no mercado e dados atitudinais. A economia compartilhada é um fenômeno de mercado em expansão, no qual os consumidores (provedores) alocam seus ativos e/ou tempo para criar valor para outros consumidores (usuários). A compensação financeira pode, ou não, estar envolvida. Esta pesquisa visa entender como e por que os consumidores se inserem em regiões específicas das redes de co-produção propostas por Dellaert. Espera-se que o comportamento do consumidor varie em função das características das plataformas (atributos), dos requisitos de alocação de tempo e das (eventuais) compensações financeiras. Além disso, espera-se que as características e atitudes dos indivíduos influenciem no comportamento, bem como a categoria da economia compartilhada. O período como pesquisador visitante, supervisionado pelo Prof. Dellaert, será valioso para refinar o desenho da pesquisa, incluindo a definição do público-alvo e o desenvolvimento de instrumentos de coleta de dados e de modelos econométricos. Também participarei em atividades acadêmicas na Universidade Erasmus de Roterdã para manter o projeto posicionado na fronteira do conhecimento no domínio específico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PILLI, LUIS; SWAIT, JOFFRE; MAZZON, JOSE AFONSO. Jeopardizing brand profitability by misattributing process heterogeneity to preference heterogeneity. JOURNAL OF CHOICE MODELLING, v. 43, p. 22-pg., . (18/07365-8, 19/20143-7)