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O professor nos tempos da técnica: a docência entre a ação e a fabricação

Processo: 20/01667-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2021
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2022
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:José Sergio Fonseca de Carvalho
Beneficiário:Caroline Fanizzi
Supervisor: Leandro de Lajonquiere
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Université Vincennes Saint-Denis (Paris 8), França  
Vinculado à bolsa:19/14645-0 - O professor nos tempos da técnica: a docência entre a ação e a fabricação, BP.DR
Assunto(s):Filosofia da educação   Psicanálise e educação   Professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arendt | Filosofia da Educação | Mal-estar Docente | Psicanálise na Educação | Ricoeur | Filosofia da Educação; Psicanálise na Educação

Resumo

Esta pesquisa é parte de um projeto de doutorado em Ciências da Educação, já em andamento na Universidade de São Paulo, sob a supervisão do Prof. Dr. José Sérgio Fonseca de Carvalho, e na Université Paris 8, sob a supervisão do Prof. Dr. Leandro de Lajonquiere. Este projeto insere-se no âmbito do Acordo Acadêmico Internacional para Cotutela de Tese de Doutorado, realizado entre a Universidade de São Paulo (Brasil) e a Université Paris 8 (Saint-Denis / França). Em um contexto educacional brasileiro profundamente marcado por uma lógica tecnocrática, na qual o ensino assemelha-se ao que seria uma fabricação educativa, buscamos investigar, a partir de uma obra narrativa de uma professora da educação básica e das contribuições dos estudos psicanalíticos, de que forma o nomeado mal-estar docente - suas queixas, seus adoecimentos, sentimentos de desvalorização e desautorização - relaciona-se ao esvaziamento do lugar do professor no ato educativo, como sujeito do desejo, como sujeito a quem é possível tomar a palavra em uma história já em curso, em nome de algo talhado na tradição e na experiência essencialmente humana. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAROLINE FANIZZI. É POSSÍVEL O PROFESSAR ANÔNIMO? A VOZ AINDA DISSONANTE DE VIOLETA LEME. Educação & Sociedade, v. 43, . (20/01667-2, 19/14645-0)
CAROLINE FANIZZI; JOSÉ SÉRGIO FONSECA DE CARVALHO. NÃO É NINGUÉM, É O PROFESSOR! SOBRE A FIGURA DOCENTE E O SEU OFÍCIO. Educ. rev., v. 40, . (19/14645-0, 20/01667-2)