Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência de diferentes protocolos de queima do glaze sobre índice de fragilidade, dureza, tenacidade à fratura, crack healing e resistência à abrasão de blocos cerâmicos CAD/CAM

Processo: 20/01816-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2020
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Edson Alves de Campos
Beneficiário:Edson Alves de Campos
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Dentística  Cerâmicas  Fragilidade  Dureza  Tenacidade à fratura  CAD/CAM  Resistência dos materiais 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cad | Cam | cerâmica | Crack healing | dureza | Resistência à abrasão | Dentística

Resumo

O desenvolvimento constante das restaurações livres de metal e a tecnologia uniram as cerâmicas e o CAD/CAM há anos, e a evolução destes materiais cerâmicos, assim como do sistema digital têm sido crescentes. O objetivo desse estudo será investigar a influência de diferentes protocolos de queima do glaze sobre o Índice de Fragilidade e Dureza (teste de microdureza Vickers), tenacidade à fratura, mecanismo crack healing e a resistência à abrasão (perda de volume) em blocos cerâmicos CAD/CAM (IPS E.max CAD, IPS Empress CAD e Cerec Blocs). Para isso serão obtidos 201 espécimes, 67 de cada material, divididos em 5 grupos: controle (C), glaze convencional (G), glaze convencional com 2 queimas (G2), queima estendida do glaze (EG) e queima estendida do glaze com 2 queimas (EG2). A avaliação do índice de fragilidade e dureza Vickers serão realizados em microdurômetro, a tenacidade à fratura será determinada por meio do teste de flexão de tres pontos com um entalhe realizado nos corpos de prova, enquanto o crack healing será observado qualitativamente utilizando microscopia eletrônica de varredura. Para a resistência à abrasão, será utilizado tribômetro pin-on-disc e a perda de volume será determinada em um interferômetro óptico a laser. Os resultados obtidos em cada um dos testes serão submetidos a análise estatística descritiva bem como ao teste de homogeneidade e homocedasticidade. Dependendo dos resultados dos referidos testes serão escolhidos os tratamentos estatísticos adequados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZANIBONI, JOISSI FERRARI; SILVA, ARYVELTO MIRANDA; ALENCAR, CRISTIANE DE MELO; PORTO, THIAGO SOARES; JASINEVICIUS, RENATO GOULART; FORTULAN, CARLOS ALBERTO; DE CAMPOS, EDSON ALVES. Influence of different glaze firing protocols on the mechanical properties of CAD-CAM ceramic materials. JOURNAL OF PROSTHETIC DENTISTRY, v. 127, n. 6, p. 8-pg., . (20/01816-8)