Busca avançada
Ano de início
Entree

Gramaticalização de juntores concessivos complexos: o caso da fonte escalar bem

Processo: 20/02285-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2020
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2020
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Histórica
Pesquisador responsável:Sanderléia Roberta Longhin
Beneficiário:Gabriel Benedetti
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Semântica   Gramaticalização   Mudança linguística   Diacronia   Estudo comparativo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:concessão | diacronia | Gramaticalização | junção | Mudança linguística

Resumo

O objetivo maior deste projeto é investigar aspectos da constituição histórica das construções concessivas articuladas pelos juntores perifrásticos bem que e se bem que. Interessa-nos fazer um estudo comparativo acerca de características distribucionais e semânticas das construções complexas, à luz da questão central: considerando que as perífrases experimentaram gramaticalização em momentos diferentes e que conviveram por séculos, até o declínio de bem que no PB contemporâneo, o que poderia justificar a prevalência de se bem que e o recuo de bem que na história do português? Assumimos a hipótese de que tendem a permanecer nas línguas os juntores mais versáteis, não restritos a uma única realização modal e a um único tipo de relação concessiva (Montero Cartelle, 2000). A pesquisa será conduzida em perspectiva diacrônica, fundada em dados extraídos de textos de gêneros diversos, produzidos em um recorte temporal de cinco séculos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LONGHIN, SANDERLEIA ROBERTA. Onomasiological cyclicity in the expression of concessive relations. JOURNAL OF PORTUGUESE LINGUISTICS, v. 21, n. 1, p. 31-pg., . (20/02285-6)