Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da expressão gênica de microrganismos em biofilmes microcosmos cariogênicos

Processo: 20/06964-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2020
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2021
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Marlise Inêz Klein Furlan
Beneficiário:Matheus Mieli Canonici
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Microbiologia oral   Expressão gênica   Matriz extracelular   Biofilmes   Streptococcus mutans   Cariogênicos   Técnicas in vitro   Reação em cadeia da polimerase via transcriptase reversa quantitativa (qRT-PCR)   Estudos longitudinais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:biofilme | expressão gênica | Microcosmo | Streptococcus mutans | Microbiologia Oral

Resumo

A ocorrência de cárie é dependente da dieta do hospedeiro que causa alterações ecológicas e estruturais no biofilme dental. Esse biofilme é formado por diversos microrganismos que se organizam como comunidades de células imersas em substâncias poliméricas extracelulares produzidas por eles mesmos, a matriz extracelular. Entre os microrganismos, Streptococcus mutans está associado ao desenvolvimento de cárie principalmente por seu aporte na construção da matriz extracelular via a metabolização de sacarose em exopolissacarídeos e por ser acidogênico e acidúrico. Os modelos de biofilmes in vitro não reproduzem completamente o ambiente natural e não permitem controlar todos os parâmetros que podem influenciar o seu desenvolvimento. Entre os modelos propostos, o microcosmo mimetiza melhor o que ocorre na cavidade bucal. Em um projeto de doutorado em andamento (FAPESP 2017/26623-5) foi desenvolvido o "modelo de biofilme de microcosmo de três refeições". Neste modelo, foram realizadas duas estratégias para inoculação de microrganismos da saliva: uma única inoculação e múltiplas inoculações, onde os biofilmes foram formados sobre esmalte e submetidos a desafio nutricional de "fartura e miséria" semelhante à ingestão de carboidratos na dieta. A análise longitudinal dos biofilmes mostrou competição entre espécies microbianas e alteração da matriz extracelular nesses modelos. Ainda, os dois modelos levam à desmineralização do esmalte. Portanto, o objetivo deste projeto é analisar a expressão gênica de microrganismos em biofilmes microcosmos cariogênicos via RNA-seq (transcriptoma) para esclarecer o papel de S. mutans frente às outras espécies. A validação será via RT-qPCR. Os testes estatísticos serão aplicados de acordo com a distribuição para interpretar os resultados, com um nível de significância de 5%.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOPES, ANA CAROLINA URBANO DE ARAUJO; LOBO, CARMELIA ISABEL VITORINO; RIBEIRO, SABRINA MARCELA; COLIN, JAQUELINE DA SILVA; CONSTANTINO, VANESSA CORONATO NOGUEIRA; CANONICI, MATHEUS MIELI; BARBUGLI, PAULA ABOUD; KLEIN, MARLISE INEZ. Distinct Agents Induce Streptococcus mutans Cells with Altered Biofilm Formation Capacity. MICROBIOLOGY SPECTRUM, v. N/A, p. 19-pg., . (19/18249-1, 20/02946-2, 19/23175-7, 20/06964-5)