Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos maternos e transgeracionais da corticosterona na imunidade e concentrações hormonais de lagartos (Tropidurus catalanensis)

Processo: 20/12775-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2021
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Fernando Ribeiro Gomes
Beneficiário:Débora Meyer de Almeida Prado
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Homeostase   Estresse   Resposta imune   Glucocorticoides   Reprodução animal   Hormônios esteroides gonadais   Répteis
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:estresse | Glicocorticóides | Hormonios Sexuais | Reprodução | Répteis | resposta imune | Estresse Materno

Resumo

Em seus diferentes estágios da história de vida, os animais passam por condições que desafiam a manutenção da homeostase. A ativação da resposta ao estresse e a consequente liberação de glicocorticoides resultam em diversos ajustes fisiológicos que ajudam os organismos a lidar com desafios. Vertebrados ectotermos, ao lidarem com situações estressantes, aumentam a secreção de corticosterona (CORT). Enquanto a elevação aguda das concentrações plasmáticas de CORT pode ser adaptativa, a manutenção dessas concentrações elevadas por longos períodos pode acarretar efeitos deletérios na reprodução e imunidade do indivíduo. Adicionalmente, a transferência deste hormônio para os embriões pode acarretar em mudanças fenotípicas permanentes, conhecidas como efeitos transgeracionais. Buscamos entender como a elevação crônica das concentrações plasmáticas de CORT afeta a fisiologia reprodutiva e imunidade das fêmeas (Tropidurus catalanensis) e seus efeitos transgeracionais. Para isto iremos 1) testar como o tratamento crônico com CORT exógena afeta as concentrações hormonais (estradiol [E], progesterona [P]) e a imunidade (capacidade bactericida plasmática [CBP], perfil leucocitário e hemaglutinação [Hm]) de fêmeas gravidas e 2) quanto aos efeitos transgeracionais do tratamento materno com CORT, serão observadas concentrações de P, testosterona (T), CORT e E no vitelo, sobrevivência (número de natimortos), concentrações de CORT nas fezes, condição corpórea e função imune (fitohemaglutinina [PHA]) da prole. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PRADO, Débora Meyer de Almeida. Efeitos do tratamento crônico com corticosterona e da condição corpórea na imunidade, deposição de gordura e comportamento alimentar de fêmeas de lagartos (Tropidurus catalanensis). 2023. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.