Busca avançada
Ano de início
Entree

Relação sazonal entre reprodução, energética e imunocompetência em sapos (Rhinella jimi) da Caatinga

Processo: 12/24206-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2013
Vigência (Término): 01 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Fernando Ribeiro Gomes
Beneficiário:Carla Bonetti Madelaire
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/02484-0 - Efeitos da sazonalidade extrema no metabolismo e imunidade de anfíbios do semi-árido tropical (caatinga), BE.EP.DR
Assunto(s):Anura   Imunologia   Caatinga   Sazonalidade

Resumo

Compromissos evolutivos (trade-offs) entre duas ou mais características fenotípicas têm sido descritos na literatura como custos relativos de valor adaptativo (fitness) que ocorrem quando uma mudança benéfica em uma característica encontra-se ligada à mudança desvantajosa em outra. Em machos reprodutivamente ativos, por exemplo, a expressão de caracteres sexuais secundários, incluindo a manifestação de comportamento sexual e defesa territorial, estaria associada a uma possível redução da imunocompetência e resistência à infecção parasitária, representando um padrão de compromisso entre componentes do valor adaptativo. Este compromisso seria funcionalmente mediado pelos altos níveis plasmáticos de andrógenos, como a testosterona (T) e glicocorticoides, como a corticosterona (CORT). É importante observar também que a intensidade da imunossupressão mediada por hormônios esteroides pode variar de acordo com o contexto ecológico, e dados recentes do nosso laboratório que apontam para uma regulação sazonal na imunidade de anfíbios anuros do semi-árido brasileiro. Desta forma, propomos um estudo que explora a covariação sazonal de características associadas à reprodução (níveis plasmáticos de T e estágio de maturação testicular), energética (níveis plasmáticos de CORT, taxa metabólica basal e reservas energéticas) e imunocompetência [capacidade bactericida plasmática, resposta inflamatória subcutânea ao desafio com fitohemaglutuinina (PHA), custo energético da resposta à PHA] em machos de sapos (Rhinella jimi) da Caatinga.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MADELAIRE, CARLA BONETTI; CASSETTARI, BRUNA DE OLIVEIRA; GOMES, FERNANDO RIBEIRO. Immunomodulation by testosterone and corticosterone in toads: Experimental evidences from transdermal application. General and Comparative Endocrinology, v. 273, n. SI, p. 227-235, MAR 1 2019. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MADELAIRE, Carla Bonetti. Relação sazonal entre reprodução, energética e imunocompetência em sapos da Caatinga. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.