Busca avançada
Ano de início
Entree

Responsividade e responsabilidade no presidencialismo brasileiro (1995-2022)

Processo: 21/01377-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2022
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Comportamento Político
Pesquisador responsável:Pedro José Floriano Ribeiro
Beneficiário:Paulo Cesar dos Santos Gregorio
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Brasil   Presidencialismo   Responsabilidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brasil | presidencialismo | Promessas | responsabilidade | responsividade | Estudos eleitorais e partidos políticos

Resumo

Partindo da premissa de que os partidos tendem a implementar no governo as políticas defendidas durante a eleição, este projeto tem como objetivo central verificar e mensurar em que medida contextos institucionais distintos interferem na capacidade do partido na presidência do Brasil de resolver a tensão resultante entre responsividade e responsabilidade. A partir de metodologias qualitativas e quantitativas - Análise de Conteúdo e Análise Poisson, testaremos hipóteses sobre o efeito do tamanho e grau de diversidade ideológica da coalizão e do tempo de mandato sobre a frequência de ações responsivas e responsáveis do Executivo. O período de análise abrange os mandatos compreendidos entre 1995 e 2022, de Fernando Henrique Cardoso à Jair Bolsonaro.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FLÁVIO CONTRERA; PAULO CESAR DOS SANTOS GREGORIO; BÁRBARA LIMA; MÉRCIA KALINE FREITAS ALVES. Ênfase seletiva e interação estratégica: a eleição presidencial de 2022 no horário gratuito de propaganda eleitoral. Opin. Publica, v. 30, . (21/01377-7)