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Controle de sistemas veiculares heterogêneos autônomos e cooperativos

Processo: 21/08103-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2021
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2023
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
Acordo de Cooperação: CNPq - INCTs
Pesquisador responsável:Marco Henrique Terra
Beneficiário:Lucas Barbosa Marcos
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50851-0 - INCT 2014: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Sistemas Autônomos Cooperativos Aplicados em Segurança e Meio Ambiente, AP.TEM
Assunto(s):Sistemas dinâmicos   Sistemas de controle   Veículos autônomos   Robôs móveis
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Controle Cooperativo | Controle em Rede | Robótica Cooperativa | sistemas dinâmicos | Veículos autônomos | Sistemas de Controle

Resumo

As técnicas de controle cooperativo de veículos são de crescente importância em diversas áreas acadêmicas e comerciais, como nos setores de smart grids, manufatura, indústria automotiva, transporte, entre outras. Contudo, há ainda a necessidade de aperfeiçoar o uso destas técnicas, especialmente em relação à coordenação de robôs móveis heterogêneos aéreos e terrestres, o que inclusive resultou na criação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Sistemas Autônomos Cooperativos - InSac. Neste contexto, a meta desta proposta é a implementação de um sistema de controle autônomo, coordenado e em rede para veículos terrestres e aéreos. Este sistema deverá coordenar as posições e velocidades de, ao menos, 1 (um) veículo autônomo terrestre e 1 (um) veículo aéreo não-tripulado. O desenvolvimento deste sistema de controle será importante para avançar as pesquisas sobre sistemas autônomos cooperativos, ajudando a realizar os objetivos do InSac. Também contribuirá para o desenvolvimento de projetos de iniciação científica, mestrado e doutorado, funcionando como uma plataforma auxiliar para testes de novas técnicas. A solicitação de bolsa de treinamento técnico procura viabilizar o treinamento e o aperfeiçoamento do aluno de nível superior para a execução deste projeto, que está associado ao auxílio à pesquisa FAPESP 2014/50851-0, sob supervisão do Prof. Dr. Marco Henrique Terra. A duração do treinamento técnico será de 24 meses. O candidato solicita bolsa nível TT-V, por ser especialista da área de Tecnologia da Informação com título de doutorado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
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Publicações científicas (7)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BUENO, JOSE NUNO A. D.; MARCOS, LUCAS B.; ROCHA, KAIO D. T.; TERRA, MARCO H.; IEEE. Robust Regulation of Markov Jump Linear Systems with Uncertain Polytopic Transition Probabilities. 2022 EUROPEAN CONTROL CONFERENCE (ECC), v. N/A, p. 6-pg., . (14/50851-0, 21/08103-0, 17/16346-4)
ROCHA, KAIO D. T.; BUENO, JOSE NUNO A. D.; MARCOS, LUCAS B.; TERRA, MARCO H.. Polytopic Robust Distributed Kalman Consensus Filter for Sensor Networks. IFAC PAPERSONLINE, v. 55, n. 34, p. 6-pg., . (14/50851-0, 21/08103-0, 17/16346-4)
BUENO, JOSE NUNO A. D.; MARCOS, LUCAS B. B.; ROCHA, KAIO D. T.; TERRA, MARCO H. H.. Regulation of Uncertain Markov Jump Linear Systems With Application on Automotive Powertrain Control. IEEE TRANSACTIONS ON SYSTEMS MAN CYBERNETICS-SYSTEMS, v. 53, n. 8, p. 13-pg., . (21/08103-0, 17/16346-4, 14/50851-0)
BUENO, JOSE NUNO A. D.; ROCHA, KAIO D. T.; MARCOS, LUCAS B.; TERRA, MARCO H.; IEEE. Mode-Independent Regulator for Polytopic Markov Jump Linear Systems. 2022 30TH MEDITERRANEAN CONFERENCE ON CONTROL AND AUTOMATION (MED), v. N/A, p. 6-pg., . (17/16346-4, 14/50851-0, 21/08103-0)
MARCOS, LUCAS B.; BUENO, JOSE NUNO A. D.; ROCHA, KAIO D. T.; TERRA, MARCO H.; IEEE. Longitudinal control of self-driving heavy-duty vehicles: a robust Markovian approach. 2022 IEEE 61ST CONFERENCE ON DECISION AND CONTROL (CDC), v. N/A, p. 7-pg., . (21/08103-0, 17/16346-4, 14/50851-0)
BUENO, JOSE NUNO A. D.; MARCOS, LUCAS B.; ROCHA, KAIO D. T.; TERRA, MARCO H.. Regulation of Markov Jump Linear Systems Subject to Polytopic Uncertainties. IEEE Transactions on Automatic Control, v. 67, n. 11, p. 8-pg., . (14/50851-0, 21/08103-0, 17/16346-4)
ROCHA, KAIO D. T.; BUENO, JOSE NUNO A. D.; MARCOS, LUCAS B.; TERRA, MARCO H.; IEEE. Robust Kalman Filtering for Systems Subject to Polytopic Uncertainties. 2022 30TH MEDITERRANEAN CONFERENCE ON CONTROL AND AUTOMATION (MED), v. N/A, p. 6-pg., . (14/50851-0, 21/08103-0, 17/16346-4)