Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso de biochar na agricultura: implicações nas emissões de N2O e na comunidade microbiana do solo

Processo: 21/11995-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2022
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2023
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:João Luís Nunes Carvalho
Beneficiário:Fernanda Palmeira Gabetto
Instituição Sede: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Brasil). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Microbiologia agrícola   Biocarvão   Micro-organismos   Emissão de gases   Solo agrícola
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biochar | Microorganismos | N2O | microbiologia associada à emissão de gases

Resumo

A redução das emissões de N2O de solos agrícolas em função da aplicação de biochar vem sendo observada em diversos estudos conduzidos principalmente em solos de clima temperado. Entretanto, a explicação da relação causa-efeito ainda se configura um desafio, uma vez que existem várias hipóteses causais, e as mais esclarecedoras estão relacionadas a alterações na dinâmica dos genes associados aos processos de nitrificação e desnitrificação. Somado a isto, observa-se uma carência de dados em solos tropicais. Neste contexto, com o presente projeto objetiva-se analisar o efeito da aplicação de biochar produzido a partir de diferentes biomassas lignocelulósicas nas emissões de N2O, bem como sua possível capacidade de influenciar nas rotas de nitrificação e desnitrificação em solos tropicais. Para atender estes objetivos, serão conduzidos dois experimentos com aplicações de biochar no solo. O primeiro tem como objetivo avaliar o efeito de diferentes doses de biochar produzido a partir da palha de cana-de-açúcar na produção de N2O pelo solo e na comunidade microbiana do solo. Posteriormente será conduzido um segundo experimento de forma a se analisar os efeitos de biochar produzido a partir de diferentes biomassas lignocelulósicas. Neste estudo serão avaliados biochar produzido a partir de palha de cana, bagaço de cana, resíduo de pinus e resíduo de eucalipto. Em ambos os estudos serão analisados: emissões de N2O do solo, mudança na atividade de genes funcionais associados à ciclagem do nitrogênio no solo (AOA-amoA, AOB-amoA, nirK, nirS e nosZ), alterações nos parâmetros químicos e nos estoques de carbono do solo, e na produção de biomassa de cana-de-açúcar. As variáveis serão tratadas por meio de teste ANOVA, regressão e análise de normalidade, com posterior análises exploratórias multivariadas e agrupamento com geração de heatmaps (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GABETTO, Fernanda Palmeira. Uso de biochar na agricultura como uma solução baseada na natureza: fatores influenciando as emissões de N2O em solos tropicais. 2023. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.