Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos estruturais e funcionais na enzima degradadora de cianeto CynD de Bacillus safensis PER-URP-08

Processo: 22/00943-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2022
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2025
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Shaker Chuck Farah
Beneficiário:Santiago Justo Arevalo
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biologia estrutural   Biorremediação   Enzimologia   Microbiologia   Cianetos   Bacillus
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biorremediação | Enzimologia | Microbiologia | Biologia estrutural

Resumo

O cianeto é amplamente utilizado nas indústrias devido à sua alta afinidade com os metais pesados. Esta mesma capacidade confere toxicidade potente a este composto. Assim, as indústrias têm que reduzir a concentração de cianeto das águas residuais antes de sua disposição final. Métodos físicos, químicos e biológicos têm sido desenvolvidos para atingir esse objetivo, mas o conhecimento sobre as vias metabólicas e a biologia das enzimas envolvidas na degradação do cianeto ainda é escasso. A cepa Bacillus safensis PER-URP-08 foi isolada de rejeitos de minas no Peru e estudada por nos tanto no Peru como no Brasil com o objetivo de desenvolver um processo de remoção de cianeto ambientalmente amigável, eficaz e económico. Nossos resultados prévios apontam que uma cianeto dihidratase (CynD) codificada no genoma da cepa isolada é a enzima responsável pela degradação do cianeto. Demonstramos que a expressão de CynD é fortemente induzida na presença de cianeto e caracterizamos a atividade enzimática de CynD recombinante purificada. O grau de oligomerização da enzima foi analisado por SEC-MALS e microscopia eletrônica. Observamos que a enzima forma extensas estruturas helicoidais em pH 8 e filamentos de menor comprimento enquanto o pH é aumentado. A CynD de Bacillus safensis PER-URP-08 continua ativa até pH 9, diferente de outras enzimas desta classe. Esta característica é muito atraente para aplicação industrial pois permite a degradação eficaz do cianeto em solução no mesmo tempo evitando a sua volatilização em pH baixos. O objetivo deste projeto é de empregar a técnica de criomicroscopia eletrônica para determinar a estrutura de CynD em pHs diferentes para entender a base de sua atividade pH-dependente. Isso poderia potencialmente levar à otimização desta enzima com o objetivo de sua eventual aplicação na descontaminação de resíduos industriais contendo cianeto. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AREVALO, SANTIAGO JUSTO; CASTILLO-CHAVEZ, ADRIANA; CALAMPA, CARMEN SOFIA URIBE; SIFUENTES, DANIELA ZAPATA; HUALLPA, CESAR J.; BIANCHI, GIANFRANCO LANDA; CASAS, ROMINA GARAVITO-SALINI; AGUILAR, MAURO QUINONES; CHAVARRIA, ROBERTO PINEDA. What do we know about the function of SARS-CoV-2 proteins?. FRONTIERS IN IMMUNOLOGY, v. 14, p. 14-pg., . (15/13318-4, 22/00943-1)
JUSTO AREVALO, SANTIAGO; URIBE CALAMPA, CARMEN SOFIA; JIMENEZ SILVA, CINTHY; QUINONES AGUILAR, MAURO; BOUCKAERT, REMCO; REBELLO PINHO, JOAO RENATO. Phylodynamic of SARS-CoV-2 during the second wave of COVID-19 in Peru. NATURE COMMUNICATIONS, v. 14, n. 1, p. 13-pg., . (15/13318-4, 22/00943-1)