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Investigação numérica de um aerofólio em estol dinâmico leve

Processo: 22/08567-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2022
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2025
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Aerodinâmica
Pesquisador responsável:William Roberto Wolf
Beneficiário:Lucas Feitosa de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:21/06448-0 - Simulações numéricas de alta fidelidade aplicadas em aerodinâmica não-estacionária, turbulência e aeroacústica, AP.JP2
Bolsa(s) vinculada(s):23/13599-0 - Estudo de técnicas numéricas para análise e controle de escoamentos sobre aerofólios em estol dinâmico, BE.EP.MS
Assunto(s):Dinâmica dos fluidos computacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dinâmica dos Fluidos Computacional | Aerodinâmica não-estacionária

Resumo

O estol dinâmico ocorre quando um aerofólio em movimento excede rapidamente seu ângulo de ataque de estol estático. O resultado é um aumento nas cargas não estacionáriasacompanhadas por grandes forças de torção e vibrações mecânicas na asa ou pá. Esta condição tem influência significativa no desempenho e fadiga de diversos sistemas mecânicos, como pás de helicópteros, turbinas eólicas e drones. Assim, o estudo do estol dinâmico em aerofólios com movimento de arfagem é de suma importância para a aerodinâmica não-estacionária e a aeroelasticidade. O processo de estol dinâmico é altamente sensível às condições do escoamento, como a compressibilidade e os efeitos inerciais/viscosos, além da taxa de movimento e geometria do aerofólio. O objetivo principal do presente trabalho é o estudo de aerofólios em estol dinâmico leve para os quais ocorre amortecimento aerodinâmico negativo. Nesses casos, a estrutura absorve energia do escoamento. Simulações numéricas de alta fidelidade serão conduzidas para investigar os efeitos da compressibilidade no amortecimento aerodinâmico e técnicas de decomposição modal serão empregadas para entender as frequências relevantes associadas ao início do estol dinâmico.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FEITOSA, LUCAS; MIOTTO, RENATO; WOLF, WILLIAM. Analysis of intermittent vortex pairing for a transitional flow past a NACA0012 airfoil via a multidimensional empirical mode decomposition. AIAA AVIATION FORUM AND ASCEND 2024, v. N/A, p. 9-pg., . (13/08293-7, 22/09196-4, 21/06448-0, 22/08567-9)
FEITOSA, LUCAS; MIOTTO, RENATO; WOLF, WILLIAM. Analysis of dynamic stall for a simplified single blade vertical axis wind turbine configuration. AIAA AVIATION FORUM AND ASCEND 2024, v. N/A, p. 10-pg., . (22/08567-9, 13/07375-0, 13/08293-7, 22/09196-4, 21/06448-0)