Busca avançada
Ano de início
Entree

Usando NGS para elucidar relações tróficas e avaliar a ecologia da comunidade em vespas do figo

Processo: 22/11911-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2025
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Pesquisador responsável:Rodrigo Augusto Santinelo Pereira
Beneficiário:Rodrigo Augusto Santinelo Pereira
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Astrid Cruaud ; Jean Yves Rasplus
Assunto(s):Interação planta-inseto  Ecologia de comunidades  Chalcidoidea  Mutualismo  Polinização  Vespas  Figo 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Chalcidoidea | Ecologia de Comunidades | mutualismo | Polinização | Redes de interações | Interação inseto-planta

Resumo

Um dos grandes desafios na ecologia é entender como as interações entre espécies em comunidades acontecem e como esses sistemas complexos se organizam, funcionam e evoluem. Para superar esses desafios faz-se necessário obter dados quantitativos da composição e estrutura da comunidade em escalas espacial e temporal e elucidar as relações tróficas entre as espécies da comunidade. A obtenção desses dados é, muitas vezes, impraticável valendo-se apenas de experimentos de campo e métodos de amostragem-contagem de indivíduos. Neste contexto, o sequenciamento de próxima geração (Next Generation Sequencing - NGS) está revolucionando o monitoramento da biodiversidade e a ecologia de comunidades, por meio da análise de bilhões de nucleotídeos, em um método de alta produtividade e custo relativamente baixo. Na presente proposta, utilizamos a comunidade de vespas associadas a uma espécie de Ficus como modelo para desenvolver um protocolo de análise molecular baseado em NGS para identificar e quantificar vespas de figo em larga escala e elucidar as relações tróficas entre as espécies de vespas a partir da identificação do DNA contido em galhas ocupadas por larvas de mais de uma espécie de vespa. Os dados gerados permitirão avaliar a variação na estrutura da comunidade de vespas, por meio de métricas de diversidade e redes de interações ecológicas. Todo o material biológico necessário para o desenvolvimento do projeto já foi coletado. O desenvolvimento do protocolo molecular será realizado em parceria com pesquisadores franceses do INRAe, os quais são referência na área e possuem toda infraestrutura para obtenção e análise dos dados moleculares. O projeto resultará, ainda, em transferência de tecnologia para a instituição sede, por meio de compartilhamento pelos pesquisadores associados de toda a metodologia de análise envolvida e pela realização do estágio sanduíche na França de um doutorando orientado pelo responsável pela proposta. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CEREZINI, MONISE T.; RATTIS, LUDMILA; FURINI, PAULO R.; PEREIRA, RODRIGO A. S.. Contrasting Phenological Patterns and Reproductive Strategies in Closely Related Monoecious Fig Tree Species. PLANTS-BASEL, v. 13, n. 14, p. 13-pg., . (22/11911-3, 06/03733-5)