Busca avançada
Ano de início
Entree

Práticas de educação física e representações sobre juventude e velhice nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro (1969-1988)

Processo: 22/13537-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2025
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Edivaldo Góis Junior
Beneficiário:Edivaldo Góis Junior
Instituição Sede: Faculdade de Educação Física (FEF). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):História da educação  Educação física  Jovens  Velhice  São Paulo (SP)  Rio de Janeiro (RJ)  Práticas pedagógicas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:historia da educação | História do Corpo | Juventude | Velhice | História da Educação

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem por objetivo compreender e descrever as relações entre as práticas de educação física e as representações sobre juventudes e velhices em um período específico de lenta reabertura política da Ditadura Civil-Militar, a partir de diferentes linhas editoriais das imprensas paulistana e carioca, entre os anos de 1969 e 1988. A hipótese central a ser analisada versa sobre as diferentes apropriações das práticas por parte de grupos sociais distintos, também marcados pela idade. Consequentemente, a particularidade de uma modernidade brasileira, mediante conflitos e conciliações no campo político, teria também se pautado em práticas de educação física consideradas adequadas socialmente, que eram incentivadas e propagandeadas por determinadas representações sobre juventude e envelhecimento, reivindicadas em pedagogias, serviços, produtos e como políticas públicas de educação e saúde. Em termos metodológicos, a análise dos documentos terá uma abordagem teórica identificada com a nova história cultural, operando com o conceito de lutas de representações, tendo como fontes a grande imprensa por meio dos principais jornais citadinos e uma imprensa alternativa organizada em São Paulo e no Rio de Janeiro. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAFAEL STEIN PIZANI; EDIVALDO GÓIS JUNIOR. Otília Forster: uma professora e as descontinuidades de uma educação física higienista em Campinas (1937-1945). Educ. Pesqui., v. 50, . (22/13537-1)