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Benefícios e desafios da ciência cidadã: exemplos dos Estados Unidos para guiar iniciativas no Brasil

Processo: 23/10137-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 05 de dezembro de 2023
Data de Término da vigência: 04 de dezembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Conservação da Natureza
Pesquisador responsável:Katia Maria Paschoaletto Micchi de Barros Ferraz
Beneficiário:Eduardo Roberto Alexandrino
Supervisor: David Neil Bonter
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Cornell University, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:22/01242-7 - Otimização da Ciência cidadã no Brasil: identificando meios de elevar impactos sociais e científicos para promover a conservação ambiental, BP.PD
Assunto(s):Aprendizagem   Impactos sociais   Observação de aves   Ciência cidadã   Fauna silvestre
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem | Conscientização ambiental | impactos científicos | Impactos Sociais | Manejo de Fauna Silvestre | Observação de aves | Ciência cidadã e conservação

Resumo

Projetos ou iniciativas de cunho ecológico e ornitológico liderados por pesquisadores formais geralmente consideram a ciência cidadã como "a participação de não profissionais em genuínas investigações científicas". No Brasil, a ciência cidadã é um movimento que nos últimos anos vem ganhando expressiva atenção dentro das instituições de ensino e pesquisa e políticas públicas de incentivo à execução desta abordagem cientifica vêm sendo pensadas e discutidas. No entanto, por ser ainda uma ciência relativamente pouco testada no país, ainda há pouca referência sobre quais formatos de projetos top-down (i.e., pesquisadores formais solicitando a ajuda aos cidadãos) e respectiva governança são mais eficientes em cada contexto investigativo. Visando suprir uma lacuna de conhecimento demandada durante a formulação de políticas públicas, o presente projeto irá: (1) avaliar os impactos científicos (i.e., produção científica direta) e sociais (i.e., utilização em escolas) que duas grandes iniciativas de monitoramento de aves via ciência cidadã vem realizando - Project FeederWatch (que monitora aves usando comedouros nos Estados Unidos, liderado pela Cornell Lab of Ornitology) e WikiAves (monitora aves em geral no Brasil, iniciativa independente). (2) Avaliar o impacto que a falta de engajamento de cidadãos e a falta de adesão ao protocolo de participação em um projeto de ciência cidadã pode causar na investigação científica pretendida. Neste caso, será focado uma iniciativa de monitoramento de aves em nível local e independente, o projeto "Eu vi uma ave usando pulseiras!?" no caso do Brasil e um projeto semelhante no EUA (a ser elencado). Os conhecimentos gerados neste projeto terão pronta aplicação no planejamento da ciência cidadã no Brasil, bem como as publicações oriundas servirão a países em que a ciência cidadã está se popularizando. (AU)

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