Busca avançada
Ano de início
Entree

O Papel dos Endossimbiontes na Diversificação das Borboletas da Mata Atlântica

Processo: 23/10376-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Fixação de Jovens Doutores
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2023
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2025
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética
Acordo de Cooperação: CNPq
Pesquisador responsável:André Victor Lucci Freitas
Beneficiário:Luiza de Moraes Magaldi
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:23/01459-9 - O papel dos endossimbiontes na diversificação das borboletas da Mata Atlântica, AP.R
Assunto(s):Adaptação   Borboletas   Espécies   Evolução
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adaptação | borboletas | Endossimbiontes | espécies | Evolução | Evolução e mecanismos de especiação

Resumo

A Mata Atlântica (MA) brasileira é um hotspot de biodiversidade, devido à sua alta biodiversidade e alta taxa de degradação do habitat. Os dados genômicos podem ser usados para entender como as espécies de AF respondem aos desafios ambientais atuais e do passado. Além disso, dados genômicos podem ser úteis para políticas de conservação. A maioria das borboletas do gênero Actinote são endêmicas da MA, e marcadores moleculares clássicos, como o gene mitocondrial COI, falham em delimitar alguns complexos de espécies. A bactéria intracelular endossimbionte Wolbachia pode ser um agente promotor de especiação ou mesmo de redução da diversidade genética mitocondrial em espécies de insetos. Este projeto de pesquisa visa investigar o papel do endossimbionte Wolbachia no processo de diversificação de borboletas Actinote tanto em nível filogenético quanto populacional. Este estudo propõe avançar na compreensão do papel da endossimbiose na diversificação e manutenção da biodiversidade da Mata Atlântica. Três módulos com diferentes perspectivas evolutivas são propostos para completar este objetivo. 1) Utilizar ferramentas da filogenômica (sequenciamento de DNA de alto rendimento) para produzir uma hipótese filogenética para o gênero Actinote revelando quais processos evolutivos estão interferindo na diversificação do Actinote e tentar responder por que sua variação fenotípica não é detectada nos genes mitocondriais. 2) Detectar e identificar quais linhagens de Wolbachia infectam espécies de Actinote. Para avaliar os efeitos da endossimbiose e sua transmissão em Actinote, será produzida uma hipótese filogenética com os dados genômicos de Wolbachia e experimentos de criação de imaturos de Actinote infectados. 3) O resequenciamento do genoma será feito para obter dados genômicos populacionais extensivos de três espécies endêmicas de MA do gênero Actinote. Investigarei a prevalência da endossimbiose em nível populacional e se há variação genética de linhagens de Wolbachia entre diferentes populações hospedeiras.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAGALDI, LUIZA DE MORAES; GUERATTO, PATRICIA EYNG; ORTEGA-ABBOUD, ENRIQUE; SOBRAL-SOUZA, THADEU; JORON, MATHIEU; DE SOUZA, ANETE PEREIRA; FREITAS, ANDRE VICTOR LUCCI; SILVA-BRANDAO, KARINA LUCAS. Montane diversification as a mechanism of speciation in neotropical butterflies. ECOLOGY AND EVOLUTION, v. 14, n. 7, p. 25-pg., . (18/11591-3, 13/10491-1, 12/16266-7, 23/01459-9, 21/07494-5, 15/24663-4, 18/19171-3, 21/03868-8, 23/10376-0)