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Aprimoramento de modelo de ordem reduzida de aerofólios não estacionários com desprendimento intermitente de vórtices de bordo de ataque e separação de escoamento de bordo de fuga

Processo: 23/15418-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de março de 2024
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2025
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Aerodinâmica
Pesquisador responsável:Flávio Donizeti Marques
Beneficiário:George Lucas Souto Torres
Supervisor: Ashok Gopalarathnam
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: North Carolina State University (NC State), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:21/09224-5 - Desenvolvimento de modelo aerodinâmico de ordem reduzida para análise da resposta aeroelástica de aerofólios em altos ângulos de ataque, BP.DD
Assunto(s):Aerodinâmica não estacionária
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Escoamentos separados | estol dinâmico | Estruturas de vórtices | Modelagem de ordem reduzida | Aerodinâmica não estacionária

Resumo

Para a análise adequada de aeronaves em manobras de alto ângulo de ataque, grande amplitude e alta frequência, necessita-se de modelos que considerem corretamente os efeitos não lineares das estruturas de vórtices desenvolvidas em fenômenos não estacionários. Embora os métodos de CFD sejam excepcionais na análise de fenômenos não estacionários, eles possuem elevado processamento computacional. Enquanto isso, métodos de ordem reduzida mostraram excelente desempenho na simulação de tais fenômenos, com custo computacional muito menor. Nesse sentido, o presente projeto de pesquisa visa desenvolver um modelo de ordem reduzida que simule, com precisão e menos constantes empíricas, aerofólios submetidos a movimentos arbitrários em uma faixa mais ampla de frequência reduzida, incluindo aqueles com elevada separação de escoamento no bordo de fuga.

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