Busca avançada
Ano de início
Entree

Datando processos deformacionais na crosta continental média a superior: uma investigação geocronológica multimétodo no Orógeno Brasília Meridional

Processo: 23/17675-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2024
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2027
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Caue Rodrigues Cioffi
Beneficiário:Armando Lucas Souza de Oliveira
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Geocronologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise Microestrutural | Ebsd | Geocronologia Rb-Sr in situ | Orógeno Brasília | Processos deformacionais | U-Pb | Geocronologia

Resumo

O papel dos processos deformacionais na evolução crustal de regiões orogênicas é frequentemente mal compreendido, especialmente do ponto de vista geocronológico. Na crosta continental média a superior, processos de recristalização, neocristalização e fluxo de fluidos podem ocorrer abaixo das temperaturas de fechamento de importantes sistemas geocronológicos (e.g., Rb-Sr, 40Ar-39Ar), de modo que potencialmente exercem influência sobre as trocas isotópicas. Nesse sentido, o desafio de datar processos deformacionais pode ser superado a partir da combinação entre métodos geocronológicos in situ e análise microestrutural criteriosa. A evolução do Orógeno Brasília Meridional, SE do Brasil, registra a colisão neoproterozoica entres os palecontinentes São Francisco e Paranapanema. Uma miríade de estudos geocronológicos contribuiu para a caracterização de processos geológicos relacionados aos estágios orogênicos principais, embora os estágios orogênicos tardios permaneçam pouco explorados. Um dos principais objetivos do presente projeto de pesquisa é identificar a idade e duração dos processos deformacionais que estiveram ativos ao longo da evolução do Orógeno Brasília Meridional. Uma abordagem multimétodo é proposta, integrando datações Rb-Sr in situ de micas (LA-ICP-MS/MS) e observações composicionais e microtexturais (EPMA/WDS, EBSD de alta resolução espacial). Geocronologia U-Pb de apatita e rutilo complementam a abordagem. Esse projeto tem potencial para contribuir na compreensão de problemáticas relevantes para a geocronologia moderna, como o efeito dos processos deformacionais na evolução isotópica de sistemas geocronológicos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AIRES, FELIPE DA SILVA; DOS SANTOS, LUCILENE; DE MORAES, RENATO; DE OLIVEIRA, ARMANDO LUCAS SOUZA; GILIO, MATTIA; PESTILHO, ANDRE LUIZ SILVA; DOS SANTOS, FELIPE HOLANDA; CRUZ, CARLOS EDUARDO MACIEL. Using elastic geobarometry to unveil subduction-collision and rapid exhumation in the West Gondwana Orogen: Application to high-T/HP rocks in the NW part of the Borborema Province, NE Brazil. LITHOS, v. 494, p. 11-pg., . (23/17675-2, 23/07347-8)