O apoio aos projetos de Políticas Públicas é realizado nas diversas áreas do conhecimento, visando à aplicação de resultados na formulação ou gestão de políticas públicas.
O apoio aos projetos de Políticas Públicas é realizado nas diversas áreas do conhecimento, visando à aplicação de resultados na formulação ou gestão de políticas públicas.
A adoção de sequências de ensino por investigação (SEIs) atreladas à ciência cidadã nas escolas pode potencializar a aprendizagem de ciências por situar os estudantes em questões de investigação genuínas. Entretanto, não há materiais de aprendizagem contendo estas SEIs e protocolos de ciência cidadã adequados ao contexto escolar disponíveis em português. Adicionalmente, as ações de ciênci…
A literatura educacional é enfática em defender que a aprendizagem está condicionada a uma postura ativa do estudante e a um conteúdo de ensino o qual o estudante reconheça seu sentido para compreender o mundo que o cerca e como intervir nele de forma crítica, solidária e atuante. A abordagem investigativa é tema de pesquisa de diversos pesquisadores brasileiros e estrangeiros é já demons…
A pesquisa tem como objetivo compreender a educação e a escola do campo por meio de suas características e função social, mobilizando gestores, professores e pesquisadores para a construção de uma práxis-pedagógica inovadora e permeada por perspectivas críticas em educação. Para tanto, realizaremos estudos e intervenções coletivas pautadas na Pedagogia do Movimento Sem Terra ao lado da Pe…
A rápida expansão da pandemia de COVID-19 no mundo provocou a necessidade de adoção de novas estratégias para a organização dos sistemas e serviços de saúde. Num cenário onde a demanda rapidamente excedeu a capacidade habitual dos serviços de saúde, principalmente em relação a leitos de unidades de terapia intensiva (UTI), houve urgência em aumentar essa estrutura e em ofertá-la à rede. N…
A pandemia da COVID-19 tem desencadeado uma busca por intervenções adjuvantes e de suporte que possam melhorar os resultados clínicos dos pacientes infectados. Durante a fase aguda, a apresentação clínica da doença varia desde quadros assintomáticos até pneumonia grave. A síndrome respiratória aguda grave (SRAG) é a principal complicação nos casos críticos agudos, o que muitas vezes leva …
O objetivo desse projeto é monitorar o nível de estresse e sobrecarga emocional de profissionais de saúde do SUS que participam do atendimento aos portadores de COVID-19, avaliando a eficácia do canabidiol na diminuição do estresse e prevenção de transtornos mentais (Burnout, Estresse Agudo, Estresse Pós-traumático e depressão). Participarão do estudo 102 profissionais de saúde que esteja…
Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral fazer um estudo longitudinal, de dois anos, sobre a construção do projeto de vida de jovens e adolescentes no contexto do ensino médio e de EJA Fundamental II, em parceria com duas escolas de ensino médio e duas escolas de EJA. A trajetória dos jovens e adolescentes e a construção identitária dos mesmos são aspectos centrais a serem consid…
O ensino de física nas escolas públicas brasileiras dá importância bastante limitada a tópicos de física moderna ou contemporânea. A partir da última década, temas como relatividade e física quântica começaram a ser introduzidos, mas, ainda assim, de maneira muito tímida. Mesmo iniciativas como olimpíadas de física, que se propõem a despertar o interesse dos estudantes, pouco trabalham co…
O ensino de física nas escolas públicas brasileiras dá importância bastante limitada a tópicos de física moderna ou contemporânea. A partir da última década, temas como relatividade e física quântica começaram a ser introduzidos, mas, ainda assim, de maneira muito tímida. Mesmo iniciativas como olimpíadas de física, que se propõem a despertar o interesse dos estudantes, pouco trabalham co…
O ensino de física nas escolas públicas brasileiras dá importância bastante limitada a tópicos de física moderna ou contemporânea. A partir da última década, temas como relatividade e física quântica começaram a ser introduzidos, mas, ainda assim, de maneira muito tímida. Mesmo iniciativas como olimpíadas de física, que se propõem a despertar o interesse dos estudantes, pouco trabalham co…
A Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva possibilita a educação para todos e vislumbra o desenvolvimento de alunos elegíveis aos serviços da educação especial considerando suas especificidades. Para tanto, as ações da comunidade escolar devem possibilitar que o aluno supere possíveis dificuldades a partir de adequações que sua condição requer com o intuito de oportunizar o…
O projeto analisa possibilidades didáticas para o ensino articulado de História, Geografia e Ciências, no Ensino Fundamental II, em uma escola pública rural, localizada no município de Taubaté. Desde uma perspectiva interdisciplinar, propõe um levantamento sistemático das condições e peculiaridades existentes no entorno da unidade de ensino, com ênfase nos aspectos históricos, culturais e…
Carregando Filtros. Aguarde...
Clique e arraste com o lado esquerdo do mouse para mover o mapa até onde desejar.
Selecione o ano: |
Mostrar os anos em sequência |