Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de nanopartículas de prata recobertas com dióxido de silício e sua aplicação em compósitos odontológicos experimentais

Processo: 17/22999-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2018 - 31 de agosto de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Marcela Charantola Rodrigues
Beneficiário:Marcela Charantola Rodrigues
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Amedea Barozzi Seabra ; Bruno Bueno Silva ; Roberto Ruggiero Braga
Assunto(s):Nanopartículas  Resinas compostas  Materiais compósitos  Prata 

Resumo

Este projeto tem como objetivos 1) sintetizar e caracterizar nanopartículas de prata recobertas com dióxido de silício com o propósito de mascarar a coloração metálica da prata, e 2) avaliar o efeito da incorporação destas partículas em um material resinoso experimental em relação à atividade antimicrobiana, grau de conversão, propriedades ópticas e mecânicas. Material e métodos: na primeira fase do projeto serão sintetizadas e caracterizadas nanopartículas de prata recobertas com dióxido de silício. Na segunda fase do projeto estas nanopartículas serão incorporadas em uma matriz orgânica contendo BisGMA e TEGDMA (1:1 em mols) a fim de serem avaliadas quanto a atividade antimicrobiana (concentração mínima inibitória e formação de biofilme). Os materiais que apresentarem bom desempenho em relação à atividade antimicrobiana com Streptococcus mutans serão avaliados em relação ao grau de conversão (através de espectroscopia em FTIR), às propriedades ópticas em espectrofotometria (transmitância total e ”E) e às propriedades mecânicas (resistência à flexão biaxial e módulo de elasticidade). Sendo os resultados da segunda fase homocedásticos, será aplicada a análise de variância (ANOVA) complementada pelo teste de Tukey para contraste entre as médias, com nível de significância de 5%. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES, MARCELA CHARANTOLA; ROLIM, WALLACE ROSADO; VIANA, MARINA MARIANTE; SOUZA, THAIS RODRIGUES; GONCALVES, FLAVIA; TANAKA, CAIO JUNJI; BUENO-SILVA, BRUNO; SEABRA, AMEDEA BAROZZI. Biogenic synthesis and antimicrobial activity of silica-coated silver nanoparticles for esthetic dental applications. Journal of Dentistry, v. 96, MAY 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.