Busca avançada
Ano de início
Entree

Levantamento de peso olímpico vs. treinamento pliométrico: efeitos no desempenho do salto vertical e da velocidade de corrida

Processo: 17/27130-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2018
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Valmor Alberto Augusto Tricoli
Beneficiário:Valmor Alberto Augusto Tricoli
Instituição Sede: Escola de Educação Física e Esporte (EEFE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Treinamento esportivo  Treinamento de força  Treinamento pliométrico  Salto vertical  Halterofilismo 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:treinamento de força | treinamento esportivo | treinamento físico | treinamento físico-esportivo

Resumo

O salto vertical executado em diferentes condições e a velocidade de corrida são habilidades motoras determinantes em diversas modalidades esportivas. Para melhorar o desempenho nestas habilidades, métodos de treinamento como o levantamento de peso olímpico e suas variações (LPO) e o treinamento pliométrico (TPLIO) têm sido amplamente empregados. Contudo, até o presente momento não está elucidado qual dos métodos possibilita melhores resultados, bem como, quais são os fatores associados a esta melhora. Portanto, o presente projeto tem como objetivos (1) comparar os efeitos do LPO e do TPLIO sobre o desempenho do salto vertical executado em diferentes intensidades e da velocidade de corrida e (2) verificar os fatores associados a estes efeitos. Serão recrutados 30 participantes homens e com experiência em treinamento de força. O estudo será realizado em duas etapas. A primeira etapa, com duração de quatro semanas, terá como objetivo a aprendizagem dos exercícios de LPO e TPLIO. Avaliações pré e pós-aprendizagem serão compostas por: teste de força dinâmica máxima no exercício meio-agachamento, saltos verticais em diferentes intensidades (com mensuração da altura e velocidade de salto, força e potência de membros inferiores) e velocidade de corrida (com mensuração da velocidade, força e potência horizontal de membros inferiores, comprimento e frequência da passada). Após uma semana, ocorrerá à segunda etapa. Nesta etapa, com duração de 10 semanas, os participantes realizarão os diferentes protocolos de treinamento (2x/semana). Os indivíduos serão divididos de forma balanceada e randomizada em três grupos: LPO, TPLIO ou grupo controle. As mesmas avaliações dos períodos pré e pós-aprendizagem ocorrerão no momento pós-treinamento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BERTON, RICARDO; DA SILVA, DEMOSTENYS DAVID; DOS SANTOS, MARCEL LOPES; PINTO E SILVA, CLAUDIO MACHADO; TRICOLI, VALMOR. Weightlifting derivatives vs. plyometric exercises: Effects on unloaded and loaded vertical jumps and sprint performance. PLoS One, v. 17, n. 9, p. 18-pg., . (17/27130-2)