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Revisões sistemáticas sobre direitos sexuais e reprodutivos de jovens.

Processo: 18/00039-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2018
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Ivan França Junior
Beneficiário:Ivan França Junior
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Cristiane da Silva Cabral ; Gabriela Junqueira Calazans ; Vera Silvia Facciolla Paiva
Bolsa(s) vinculada(s):18/21101-3 - Revisões sistemáticas sobre direitos sexuais e reprodutivos de jovens, BP.TT
18/11884-0 - Revisões sistemáticas sobre direitos sexuais e reprodutivos de jovens, BP.TT
Assunto(s):Sexualidade  Reprodução  Jovens  Intervenções 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Intervenções | Juventude | Reprodução | Revisões Sistemáticas | Sexualidade | Violência nas relações afetivo-sexuais | Saúde Pública

Resumo

Jovens vivem muitas dificuldades no exercício da sua sexualidade e reprodução e não têm respeitados seus direitos. Essas dificuldades já foram descritas e analisadas quanto a seus determinantes. Contudo, persistem controvérsias no que se refere a intervenções para promover direitos sexuais e reprodutivos de jovens. Constituímos uma equipe de pesquisa com o objetivo de conduzir revisões sistemáticas para: 1) mapear as abordagens qualitativas de intervenções escolares que favoreçam o preservativo; 2) sistematizar as evidências sobre barreiras para o uso de contracepção de emergência e 3) desenvolver uma síntese agregada das abordagens qualitativas e quantitativas das intervenções para aumentar a testagem anti-HIV. Igualmente, objetivamos compreender campos teóricos e matrizes epistemológicas que informam: 4) intervenções escolares que favoreçam o preservativo e 5) intervenções para redução da violência nas relações afetivo-sexuais. Para tanto, usaremos as metodologias desenvolvidas pela Cochrane Collaboration e pelo Joanna Briggs Institute. As etapas serão: definir as perguntas norteadoras~ buscar literatura nas bases bibliográficas~ desenvolver e registrar protocolos~ extrair dados~ resumir resultados; interpretar e avaliar o nível de evidência de cada estudo e publicar relatórios e artigos. Ao final, produziremos inéditas evidências qualitativas, quantitativas e mistas sobre intervenções de jovens. Igualmente, produziremos análises críticas sobre os quadros teóricos que têm informado intervenções em preservativos e violência nas relações afetivo-sexuais. Esse corpus analítico ampliará o conhecimento sobre esse grupo populacional e servirá para o planejamento de ações educativas e de intervenções em escolas e serviços de saúde. (AU)

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