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Seminário Internacional África, Margens e Oceanos: perspectivas de História Social

Processo: 18/12307-7
Modalidade de apoio:Auxílio Organização - Reunião Científica
Data de Início da vigência: 13 de março de 2019
Data de Término da vigência: 15 de março de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História
Pesquisador responsável:Lucilene Reginaldo
Beneficiário:Lucilene Reginaldo
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):África Oriental  História da África 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:África Atlantica | África Oriental | História da África | História da África - Ensino no Brasil | História da África- Pesquisas no Brasil | Historiografia africana | História da África

Resumo

O seminário terá dois eixos. O primeiro eixo são quatro conferências proferidas por especialistas seniores da história da África, Índico e Atlântico. A conferência de abertura será proferida por Edward Alpers (UCLA), especialista da história da África Oriental e do oceano Índico. Linda Heywood (Boston University), especialista da história da África central e da diáspora africana, será responsável pela segunda conferência. A terceira conferência ficará a cargo de Virgilio Coelho (Universidade Agostinho Neto, Luanda), especialista na história e etnografia do reino do Ndongo. A conferência de encerramento será feita por Silvia Lara (Unicamp), especialista em história da escravidão. O segundo eixo é formado por quatro sessões temáticas, nas quais serão debatidas versões preliminares dos capítulos da coletânea África, Margens e Oceanos. Estas sessões contarão com quatro participantes e um moderador. Intitulada Trânsitos e Deslocamentos, a primeira sessão reúne trabalhos que tratam de temas tais como as transformações do tráfico de escravos na costa da Mina, as redes de comércio no Índico, a ação de mediadores culturais nas viagens científicas do século XIX. A segunda sessão, intitulada Histórias Conectadas, Trocas e Contatos, ressalta processos de trocas culturais e formação de identidades múltiplas engendradas pelo comércio de longa distância. A terceira sessão (Protagonismo Africano) está centrada nas múltiplas dimensões do protagonismo africano, adotando uma perspectiva comparada, e ao mesmo tempo tendo em conta classe, gênero e raça. A última sessão (Fontes, Escrita e Ensino) discute as fontes escritas (sobretudo fontes judiciárias e literárias) como veículo para a produção de uma história social que acentue dinâmicas locais e atores africanos. A sessão também se debruça sobre da lei 10.639, explorando o contexto social que desencadeou sua formulação e implementação, bem como a produção de materiais didáticos para o ensino de história africana. (AU)

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