Busca avançada
Ano de início
Entree

Classificação de incursões frias extremas sobre a América do Sul

Processo: 18/16658-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Vigência: 01 de novembro de 2018 - 30 de abril de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Pesquisador responsável:Ricardo de Camargo
Beneficiário:Ricardo de Camargo
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Climatologia dinâmica  Materiais compósitos 

Resumo

As incursões de ar frio em toda a América do Sul apresentam uma variedade de problemas, às vezes avançando até a Bacia Amazônia e causando perdas agrícolas relacionadas a eventos extremos de baixa temperatura. As condições sinóticas que produzem incursões de ar frio são relativamente bem compreendidas; no entanto, a região mais afetadadepende da rota pela qual o ar frio se espalha pelo continente. Portanto, a classificação de incursões extremas de ar frio permite uma melhor compreensão das particularidades diretamente relacionadas às perdas mencionadas. Neste trabalho, as semelhanças e diferenças entre as incursões de frio extremo foram encontradas através da correlação de séries temporais de anomalias de temperatura em quatro áreas selecionadas e com o uso de técnicas de composição com os dados de reanálise do ERA-Interim, resultando em três padrões distintos: penetração meridional (MP), restrição meridional (MR) e penetração leste (EP). Os padrões identificados permitem uma compreensão mais detalhada dos padrões sinóticos e mecanismos forçantes associados a incursões extremas de ar frio e, portanto, podem ser usados para previsão do tempo operacional. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LANFREDI, ISAQUE SAES; DE CAMARGO, RICARDO. Classification of Extreme Cold Incursions over South America. WEATHER AND FORECASTING, v. 33, n. 5, p. 1183-1203, OCT 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.