Busca avançada
Ano de início
Entree

Representação visual multinível para auxiliar a exploração de conjuntos de dados

Resumo

Técnicas de projeção multidimensional têm sido largamente utilizadas para auxiliar na exploração e organização de conjuntos de dados. Na visualização, essas técnicas podem representar no espaço 2D ou 3D as relações de similaridade existentes nos espaços de características que descrevem os conjuntos de dados. Um dos problemas que impacta a exploração da representação gráfica gerada por técnicas de projeção é a sobreposição dos marcadores utilizados para representar as instâncias dos dados. A sobreposição pode ser resultante da própria redução de dimensionalidade, da alta similaridade entre as instâncias, e do espaço limitado de tela utilizado para visualizar o conjunto de dados. Na literatura, algumas técnicas de remoção de sobreposição têm sido empregadas para minimizar o problema da sobreposição, entretanto, conforme o conjunto de dados aumenta, também é necessário um maior espaço de tela para visualizar todo o conjunto de dados, exigindo do usuário mais interação para navegar sobre o conjunto projetado. Uma alternativa apresentada por algumas técnicas é realizar uma exploração hierárquica para reduzir o espaço necessário para criar a representação visual ou para sumarizar o conjunto de dados. Este projeto tem o objetivo de auxiliar a exploração de conjuntos de dados por meio da representação multinível do resultado obtido de técnicas de projeção multidimensional. Dessa maneira, o usuário obterá uma visão geral do conjunto de dados sob análise e explorará partes de interesse conforme navega nos diferentes níveis da representação gráfica gerada. Em cada um dos níveis, as técnicas de remoção de sobreposição poderão ser empregadas para evitar a sobreposição dos marcadores. Adicionalmente, representativos de cada nível serão apresentados para fornecer um sumário dos grupos apresentados para o usuário. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCILIO-JR, WILSON ESTECIO; ELER, DANILO MEDEIROS. SADIRE: a context-preserving sampling technique for dimensionality reduction visualizations. JOURNAL OF VISUALIZATION, JUL 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.