Busca avançada
Ano de início
Entree

Representação visual multinível para auxiliar a exploração de conjuntos de dados

Processo: 18/25755-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2019
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Danilo Medeiros Eler
Beneficiário:Wilson Estécio Marcílio Júnior
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/17881-3 - Representação visual multinível para auxiliar a exploração de conjuntos de dados, AP.R
Assunto(s):Análise de dados   Conjunto de dados   Visualização de dados   Gráficos

Resumo

As técnicas de projeção multidimensional são amplamente utilizadas pela comunidade científica para análise de conjunto de dados multidimensionais. Após a redução da dimensionalidade para 2D ou 3D, gráficos de dispersão são utilizados para que se possa analisar os conjuntos de dados por meio da similaridade. A representação gráfica por gráficos de dispersão apresenta o problema de sobreposição dos marcadores utilizados para representar as instâncias dos dados, resultante da própria redução de dimensionalidade, da similaridade entre as instâncias e do espaço limitado para visualização do gráfico de dispersão. Apesar de técnicas de remoção de sobreposição poderem ser utilizadas para minimizar o problema de sobreposição, conforme o conjunto de dados cresce, há a adição de espaços em branco à tela de visualização, o que dificulta ainda mais a exploração do conjunto de dados. Uma das alternativas apresentadas por técnicas encontradas na literatura é a exploração hierárquica do conjunto para reduzir o espaço necessário para criar a representação visual. No projeto de pesquisa o objetivo é auxiliar a exploração de conjuntos de dados por meio da representação multinível do resultado obtido por técnicas de projeção multidimensional, em que representativos serão utilizados para fornecer um contexto ao usuário em cada nível da hierarquia, enquanto a remoção de sobreposição é aplicada seletivamente. O objetivo da bolsa TT-4 no projeto de pesquisa é auxiliar os envolvidos no projeto no desenvolvimento da abordagem de exploração multinível. Sendo assim, o foco será no desenvolvimento, na manutenção e evolução da abordagem de exploração visual multinível. Para isso, serão estudados os conceitos e técnicas desenvolvidas nos projetos FAPESP processos 13/03452-0 e 15/18238-9. Então será realizado o desenvolvimento da abordagem multinível de exploração, em que ocorrerá a implementação de técnicas de visualização alternativas para sumarização dos dados apresentados nos níveis da hierarquia de exploração. Conforme a abordagem de exploração é desenvolvida, serão planejados e conduzidos experimentos para avaliação da efetividade da abordagem de exploração multinível em comparação com abordagens tradicionais, bem como no apoio da redação de relatórios e artigos científicos que serão submetidos a periódicos e eventos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCILIO-JR, WILSON ESTECIO; ELER, DANILO MEDEIROS. SADIRE: a context-preserving sampling technique for dimensionality reduction visualizations. JOURNAL OF VISUALIZATION, JUL 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.