Busca avançada
Ano de início
Entree

Doença renal crônica em cães: identificação da podocitúria e avaliação de componentes do sistema renina-angiotensina-aldosterona

Processo: 19/03651-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2019
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Deise Carla Almeida Leite Dellova
Beneficiário:Deise Carla Almeida Leite Dellova
Instituição Sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Heidge Fukumasu
Assunto(s):Insuficiência renal crônica  Proteinuria  Podócitos  Nefrinas  Cães 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Drc | nefrina | Pequenos animais | podocina | Sraa | Clínica médica, doenças renais

Resumo

A função glomerular normal depende da integridade, diferenciação e adesão dos podócitos à membrana basal glomerular, ambos componentes da barreira de filtração glomerular (BFG). O desprendimento e a perda dos podócitos pela urina (podocitúria) ocorre naturalmente, mas pode aumentar em caso de doença, sendo acompanhada pela proteinúria. Na doença renal crônica (DRC), ocorre a degeneração irreversível de néfrons e, nos glomérulos remanescentes, os podócitos estão sujeitos ao estresse mecânico e oxidativo, em parte, pela ativação do sistema renina-angiotensina-aldosterona (SRAA). Contudo, pouco se sabe sobre a podocitúria e sua relação com o SRAA nos cães com DRC de ocorrência natural. O objetivo deste projeto é identificar a podocitúria, por meio da expressão urinária do RNA mensageiro (RNAm) relacionado aos podócitos, ou seja, RNAm para nefrina e podocina, em cães saudáveis e com DRC, procurando caracterizar a podocitúria fisiológica e a relacionada à doença, em seus quatro estádios. A atividade plasmática da renina (APR) e a concentração plasmática da aldosterona ([aldo]p) serão determinadas nos mesmos cães, a fim de avaliar a atividade do SRAA e um possível efeito deste sistema sobre a podocitúria. A identificação da podocitúria pode ser um parâmetro importante para auxiliar no diagnóstico e na diferenciação entre os estádios da DRC em cães. Além disso, o papel do SRAA sobre a podocitúria e a própria DRC poderá ser explorado pela APR e a [aldo]p. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA, CAMILLA; COELHO, MARIANA; ANTONELO, DANIEL SILVA; PASSARELLI, DANIELLE; ROCHETTI, ARINA LAZARO; FUKUMASU, HEIDGE; ALMEIDA LEITE-DELLOVA, DEISE CARLA. Nephrin and podocin mRNA detection in urine sediment of dogs with chronic kidney disease: preliminary observations. JOURNAL OF VETERINARY RESEARCH, v. 66, n. 2, p. 8-pg., . (14/02493-7, 19/03651-9)