Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo continuado dos requisitos de normas em óculos de sol para a proteção ocular efetiva

Processo: 18/16275-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2019
Data de Término da vigência: 31 de março de 2022
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica - Engenharia Médica
Pesquisador responsável:Liliane Ventura Schiabel
Beneficiário:Liliane Ventura Schiabel
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:blue and yellow lights | blue light hazard | green | prototype for testing red | solar simulator | sunglasses aging tests | sunglasses standards | Intrumentação Oftlamica e Óculos de Sol

Resumo

O estudo da luz azul e sua proteção ocular em óculos de sol é o alvo deste nosso estudo. As normas para óculos de sol estabelecem os parâmetros de proteção da saúde ocular para os raios ultravioletas, mas embora a literatura venha alertando sobre as doses associadas aos malefícios da luz azul, as normas de óculos de sol ainda não estão com requisitos para tal. No processo de uso de óculos de sol, a pupila se dilata, e a proteção natural do olho para a luz azul é anulada, de modo que adentra ao meio ocular uma dose maior de luz azul do que se não se fizesse uso dos óculos de sol.Um dos limites estabelecidos na literatura é que a transmitância média da luz azul, no intervalo de 380 - 500 nm não deve ultrapassar 1,2 vezes a transmitância média da luz no intervalo do visível, 380 - 780 nm, nos óculos de sol, numa região de varredura homogênea, num diâmetro de 40mm. Esta região de varredura é importante e fortemente solicitada nas normas, pois é para onde a pupila se direciona para os vários lados para observação. Sendo assim, medidas de espectroscopia por varredura em óculos de sol, como requerido pelas normas, serão realizadas e avaliações sobre estes limites serão feitas. No entanto, em estudos preliminares em nosso laboratório, há evidências de alterações no material das lentes de óculos de sol, com o envelhecimento dos mesmos. Adicionalmente, em enquete nacional realizada, o brasileiro compra óculos de sol novos a cada 2 anos em média. Portanto, os óculos serão irradiados, em simulador solar, por período equivalente a 2 anos e a verificação das transmitâncias do azul após este procedimento será realizada, para se avaliar se o envelhecimento do material pode alterara prévia conformidade das amostras. Com este estudo, pretende-se sugerir requisitos de inclusão em relação ao comprimento de onda azul nas normas de óculos de sol, ISO12312-1:2015, que estamos colaborando. A nossa preocupação maior é poder ter requisitos na norma que protejam a saúde ocular do brasileiro, uma vez que utilizamos esta norma Europeia como espelho. Ainda, neste processo de envelhecimento das amostras, outros testes serão feitos: o da resistência ao impacto e a avaliação de outros comprimentos de onda serão estudados para se avaliar as condições de nossos óculos de sol, em relação ao teste semafórico da norma. E por fim, porém tão importante quanto, um protótipo para uso do público na EESC-USP será desenvolvido para testes de óculos de sol em relação à luz azul e semafórica (conformidade para poder dirigir veículos com os óculos). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOUREIRO, ARTUR D.; VENTURA, LILIANE; HENRIQUES, J; NEVES, N; DECARVALHO, P. Device for Measuring Protection in Sunglasses Against Harmful Blue Light. XV MEDITERRANEAN CONFERENCE ON MEDICAL AND BIOLOGICAL ENGINEERING AND COMPUTING - MEDICON 2019, v. 76, p. 4-pg., . (18/16275-2)
GOMES, LEONARDO MARIANO; MASILI, MAURO; VENTURA, LILIANE; HENRIQUES, J; NEVES, N; DECARVALHO, P. Analysis of the Effect of Natural and Simulated Sun Exposure on Sunglasses Lenses: A Study on Materials Degradation. XV MEDITERRANEAN CONFERENCE ON MEDICAL AND BIOLOGICAL ENGINEERING AND COMPUTING - MEDICON 2019, v. 76, p. 11-pg., . (18/16275-2)
LOUREIRO, ARTUR D.; VENTURA, LILIANE. Are sunglasses appropriate for driving? Investigation and prototype for public testing. BIOMEDICAL ENGINEERING ONLINE, v. 20, n. 1, . (18/16275-2, 14/16938-0)