Busca avançada
Ano de início
Entree

Studies of size effect and viscosity in magnetoresistance and magneto-thermoelectric phenomena in two-dimensional mesoscopic conductors

Resumo

O presente projeto de pesquisa é dedicado a um dos problemas mais atuais da física moderna da matéria condensada, transição entre regime quasibálico e hidrodinâmico em amostras mesoscopicos com gas bidimensional de elétrons de alta mobilidade. A pesquisa planejada presenta conceitos importantes para a física fundamental, porque neste caso o paradigma do transporte clássico de elétrons em sólidos torna-se inválido, é necessário implementação de novas abordagens para avaliação de coeficientes de transporte. A verificação experimental de tais abordagens é especialmente importante. O projeto implica uma estreita cooperação de um teórico com um grupo experimental para a explicação de novos resultados experimentais, comparação quantitativa direta de teoria com experimento e recomendações para planejamento novos estudos. Dr. Oleg Raichev, um principal cientista em pesquisa do Departamento de Física Teórica do Instituto Física de Semicondutores, Kiev, Ucrânia, é um teórico cuja contribuição no campo do transporte de elétrons em sistemas de elétrons de baixa dimensão e nanoestruturas são reconhecidos mundialmente. Ele tem uma longa e positiva história de colaboração científica com o grupo do Dr. Gennady Gusev do Novo Laboratório de Materiais Semicondutores da Instituto de Física da Universidade de São Paulo (LNMS-IFUSP). Esta colaboração começou em 2007 e provou ser útil e frutífero. Seus resultados foram publicados em 27 artigos nas revistas de física de alto impacto Factor, principalmente Physical Review B e Physical Review Letters, e relatado em numerosas conferências internacionais e workshops. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUSEV, G. M.; OLSHANETSKY, E. B.; HERNANDEZ, F. G. G.; RAICHEV, O. E.; MIKHAILOV, N. N.; DVORETSKY, S. A. Multiple crossings of Landau levels of two-dimensional fermions in double HgTe quantum wells. Physical Review B, v. 103, n. 3 JAN 13 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.