Busca avançada
Ano de início
Entree

Propriedades e interações dos hádrons

Processo: 19/16924-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2019 - 31 de outubro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:Kanchan Pradeepkumar Khemchandani
Beneficiário:Kanchan Pradeepkumar Khemchandani
Instituição-sede: Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Diadema. Diadema , SP, Brasil
Assunto(s):Física de hádrons  Cromodinâmica quântica não perturbativa  Hádrons exóticos  Quarks  Mésons  Bárions 

Resumo

O presente projeto pode ser classificado na área de física de hádrons, de forma geral. Mais especificamente, o projeto está relacionado com o estudo das propriedades dos hádrons exóticos e com os processos relacionados a esses hádrons. O grande desafio na área de física de hádrons é a natureza não perturbativa da QCD, na região de energia onde hádrons são formados, como consequência do qual é necessário usar diferentes métodos para a pesquisa relacionada. Seguindo o modelo quark tradicional, existem dois tipos de hádrons, aqueles descritos com função de onda de um quark e antiquark de valência (mésons) e os que são descritos em termos de três quarks de valência (bárions). Existem várias outras estruturas ou configurações de quarks que não são proibidas pela teoria das interações fortes e a possível existência desse tipo de hádrons foi contemplada desde sempre. Porém, somente experimentos realizados muito recentemente, pelas colaborações como, LHC (na Suíça), BELLE (no Japão) e BES (na China), trouxeram evidências definitivas da existência desses hádrons exóticos. O que foi claramente mostrado que esses novos estados não podem ser descritos como os mésons/bárions no modelo quark tradicional. Mas, qual realmente a natureza deles, esse debate é aberto na área, sendo vigorosamente discutido continuamente. O projeto apresentado aqui faz parte desse esforço da comunidade e a ideia é esclarecer a natureza de alguns hádrons através de cálculos feitos com o melhor rigor possível. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
REN, XIU-LEI; KHEMCHANDANI, K. P.; MARTINEZ TORRES, A. Production of the predicted K{*}(4307) in B decays. Physical Review D, v. 102, n. 1 JUL 9 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.