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Abralin em Cena: Fake News e Linguagem

Processo: 19/18636-5
Modalidade de apoio:Auxílio Organização - Reunião Científica
Data de Início da vigência: 21 de novembro de 2019
Data de Término da vigência: 23 de novembro de 2019
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Claudia Marinho Wanderley
Beneficiário:Claudia Marinho Wanderley
Instituição Sede: Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Acesso à informação  Humanidades digitais  Linguagem  Mundo digital  Fake news 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acesso Á Informação | acesso ao conhecimento | Alfabetização Midiática e Informacional | Linguagem | mundo digital | Notícias Falsas | humanidades digitais

Resumo

O tema "Fake News e Linguagem", que foi aceito como ABRALIN em CENA 2019, é um dos eventos regionais anuais promovidos pela Associação Brasileira de Linguistas, a ABRALIN. Ele foi proposto pelo Centro de Lógica e Epistemologia da Unicamp e por seis cursos de pós-graduação: Linguística da UNICAMP; Linguística Aplicada da UNICAMP; Língua Portuguesa/USP; Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana/USP; Linguística e Língua Portuguesa/UNESP-Araraquara; Linguística da UFSCar. A temática do Abralin em Cena, fake news e linguagem advém imediatamente da complexa conjuntura atual do Brasil e sua relação com o ambiente midiático e informacional, considerando a atual falta de reflexões conjuntas relativas ao fenômeno das notícias falsas no âmbito da linguagem. A reflexão sobre o tema advém da parceria entre o Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE-UNICAMP) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) que se iniciou em 2016, para realizarmos a tradução e adaptação cultural do curso MOOC de Alfabetização Midiática Informacional e Diálogo Intercultural, a ser lançado pelo CLE em parceria com a Faculdade de Educação (FE-UNICAMP) na data do próprio evento. Dentro do processo de letramento midiático e informacional há modos de checar se as informações são verdadeiras, e estratégias para lidar com o fenômeno de fake news. O Brasil vem se mostrando um campo fértil para a circulação de notícias falsas, com severa dificuldade de construir um regulador eficiente no espaço digital. Neste aspecto, acreditamos que os profissionais da linguagem tem a contribuir com o público em geral, ao colocar sua reflexão a serviço da sociedade em busca de fenômenos de fake news e respectivas estratégias de identificação das notícias falsas. (AU)

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