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Estudo comparativo sobre o ensino de matemática em reformas educacionais da educação secundária: Bolívia, Brasil e México

Processo: 18/21508-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2020
Data de Término da vigência: 31 de março de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Currículo
Pesquisador responsável:Harryson Júnio Lessa Gonçalves
Beneficiário:Harryson Júnio Lessa Gonçalves
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Ana Clédina Rodrigues Gomes ; Ana Lúcia Braz Dias ; DANIEL FERNANDO JOHNSON MARDONES ; Deise Aparecida Peralta ; Humberto Perinelli Neto ; José Sávio Bicho de Oliveira ; Liliane Santos de Camargos ; Marcos da Cruz Alves Siqueira
Auxílio(s) vinculado(s):24/06822-7 - 7° Congresso Brasileiro de Etnomatemática, AR.BR
Bolsa(s) vinculada(s):20/13001-9 - Estudo comparativo sobre o ensino de Matemática em reformas educacionais da educação secundária: Bolívia, Brasil e México, BP.TT
20/04325-5 - Estudo comparativo sobre o ensino de Matemática em reformas educacionais da educação secundária: Bolívia, Brasil e México, BP.TT
Assunto(s):Educação matemática  Ensino de matemática  Educação comparada  Currículo de ensino médio  Política educacional  América Latina  Estudo comparativo  Bolívia  Brasil  México 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Currículo de Matemática | Educação Comparada | Políticas curriculares | Educação Matemática

Resumo

A educação secundária tem se constituído a partir de desafios diversos em diferentes países. Nesse sentido, o presente projeto tem como objetivo geral: discutir sobre currículo de matemática na organização curricular da educação secundária de países latino-americanos que recentemente passaram por reformas educacionais (Brasil, Bolívia e México), caracterizando, nessas reformas a concepção de esfera pública empreendida nos processos de planificação e implementação desses currículos, bem como os aspectos teóricos que os consubstanciam. Para tanto, desenvolveremos uma investigação qualitativa de natureza descritiva, pautada em pressupostos teóricos da Educação Comparada - analisando currículos de matemática de três países que sofreram reformas educacionais recentes: Bolívia, Brasil e México. Estão previstas as seguintes etapas da investigação: análises bibliográficas, análises documentais e entrevistas. (AU)

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