Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da irradiação com laser nas vias de sinalização das glândulas salivares submandibulares de ratas diabéticas

Processo: 20/09547-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2020
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Alyne Simões Gonçalves
Beneficiário:Alyne Simões Gonçalves
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Glândulas salivares  Laser de baixa intensidade  Apoptose  Biologia oral  Diabetes mellitus  Inflamação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:apoptose | Biologia Oral | diabetes | Glândulas Salivares | Inflamação | laser de baixa potencia | Biologia Oral

Resumo

O laser de baixa potência é clinicamente usado para modular o processo inflamatório, a proliferação e a apoptose celular. No entanto, o seu mecanismo molecular de ação não é ainda totalmente entendido. Assim, esse estudo tem o objetivo de descrever o efeito da irradiação com laser de baixa potência sobre marcadores inflamatórios, de proliferação e apoptose, nas glândulas salivares submandibulares, em um modelo experimental de desordem crônica, 24h após a irradiação. A diabetes foi induzida através de uma injeção de estreptozotocina. Após 29 dias da indução, os animais foram tratados com o laser de baixa potência na área das glândulas salivares submandibulares e, eutanaziados, 24h após a irradiação. O tratamento com o laser diminuiu significantemente a expressão da proteína do grupo de alta mobilidade B1 (high mobility group box protein B1 - HMGB1) e do fator de necrose tumoral (TNF-±), enquanto aumentou a ativação da proteína de ligação ao elemento de resposta do cAMP (cAMP response element binding protein- CREB). O laser também reduziu a expressão da bax, marcador mitocondrial de apoptose, favorecendo a sobrevivência celular. Esses dados sugerem que o laser de baixa potência pode dificultar o estado de inflamação crônica e favorecer a homeostase nas glândulas salivares de ratas diabéticas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FUKUOKA, CINTIA YUKI; VICARI, HUGO PASSOS; SIPERT, CARLA RENATA; BHAWAL, UJJAL KUMAR; ABIKO, YOSHIMITSU; ARANA-CHAVEZ, VICTOR ELIAS; SIMOES, ALYNE. Early effect of laser irradiation in signaling pathways of diabetic rat submandibular salivary glands. PLoS One, v. 15, n. 8, . (20/09547-6, 14/21214-1)