Busca avançada
Ano de início
Entree

Kombucha e sua interação entre a ácidos biliares, composição da microbiota e o estado inflamatório intestinal

Processo: 19/20464-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2020
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2022
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Carla Roberta de Oliveira Carvalho
Beneficiário:Carla Roberta de Oliveira Carvalho
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Probióticos  Obesidade  Diabetes mellitus  Inflamação intestinal  Ação insulínica  Sistema endócrino  Glucose  Insulina  Tolerância a medicamentos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ação insulínica | Dghna | Kombucha | obesidade | probioticos | Sistema endócrino

Resumo

O plano de ações estratégicas para o enfrentamento de doenças crônicas destaca o diabetes como uma das principais doenças que levaram a perda econômica brasileira de US$ 4.18 bilhões entre os anos de 2006 a 2015. Atualmente, um dos tratamentos cirúrgicos disponíveis para obesidade está sendo estudado como opção para o tratamento de Diabetes devido seus efeitos pós-operatórios perante a rápida e intensa melhora dos parâmetros glicêmicos independente de modificações dietéticas e no peso. Grupos de pesquisa tem atribuído essa melhora a maior secreção de GLP-1 pela células L intestinais, estando entre os principais estímulos à essa secreção, a microbiota intestinal e a ação de ácidos biliares. Outros estudos têm relacionado a ativação de receptores de ácidos biliares, como o TGR5 e FXR na melhora do Diabetes tipo 2 e na ativação de macrofágos. Ao consideramos o Diabetes como uma doença metabólica e auto inflamatória e baseados em estudos do nosso grupo de pesquisa, que relacionam a regulação da microbiota intestinal manipulada via GLP-1 na melhora inflamatória no fígado e no intestino de animais obesos e diabéticos, trabalhamos com a hipótese de que os efeitos benéficos atribuídos ao kombucha, uma bebida probiótica de fermentação natural, seja devido ao aumento da secreção do FGF19 pelas células do epitélio do íleo e consequente maior ativação da via relacionada a ação dos sais biliares, desencadeando respostas anti-inflamatórias e pró-inflamatórias via TLRs expressos no epitélio intestinal e no fígado. Para tanto a proposta do presente projeto será avaliar o efeito direto da bebida, já utilizada pela população, sobre as tolerâncias à glicose e à insulina, a modulação da microbiota intestinal, a concentração sanguínea de FGF19, expressão dos receptores TGR5 e FXR e vias inflamatórias em fígado e intestino. Os resultados iniciais comprovaram melhora da tolerância à glicose nos animais resistentes e obesos devido a dieta hiperlipídica (apresentados no final dessa proposta). Assim, nossa proposta mostra fundamento e potencial gerar publicação de artigo científico em revista indexada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DO MOINHO, TAIS MENEZES; MATOS, SANDRO LEAO; CARVALHO, CARLA R. O.. comprehensive review on phytochemicals for fatty liver: are they potential adjuvants. JOURNAL OF MOLECULAR MEDICINE-JMM, v. 100, n. 3, . (19/20464-8)