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Perfil dos consumidores de produtos de origem animal no Brasil e sua percepção sobre impacto ambiental, bem-estar, qualidade e saúde

Processo: 20/15079-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2021
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2023
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:Rafael Silvio Bonilha Pinheiro
Beneficiário:Rafael Silvio Bonilha Pinheiro
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Begona Panea Doblado
Assunto(s):Consumidor  Consumo de alimentos  Hábitos alimentares  Alimentos orgânicos  Preferências  Marketing  Sustentabilidade  Inquéritos e questionários 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:consumidor | marketing | preferência | produtos orgânicos | questionários | Sustentabilidade | Estudo com consumidores

Resumo

Os hábitos alimentares e o consumo de produtos são determinados pela economia, cultura, perfil socioeconômico, modismo e elementos de natureza social. Conhecer esses fatores e entender a preferência dos consumidores sobre os produtos de origem animal e sua percepção sobre impacto ambiental, bem-estar, qualidade e saúde é fundamental para entender, ampliar e auxiliar a cadeia produtiva, porém, há poucas pesquisas nesse âmbito que envolva todo o território brasileiro. Portanto, o objetivo do estudo é identificar o perfil dos consumidores brasileiros em relação ao consumo de carnes de diferentes espécies animais e de outros produtos de origem animal. Assim como avaliar o conhecimento da população quanto a cadeia produtiva de animal e a sua percepção em relação ao impacto ambiental e o bem-estar animal na produção de alimentos e produtos. Além de verificar a percepção sobre a geração de produtos de qualidade e benéficos para a saúde Humana. Para realizar a pesquisa serão estudados no mínimo 1576 consumidores de todas as regiões do Brasil por meio de questionário on-line utilizando o sistema Google Docs. As questões serão de múltipla escolha e discursiva e os assuntos estarão agrupados em cinco seções, sendo: termo de consentimento livre e esclarecido; perfil dos consumidores; consumo de carnes; produtos de origem animal e sustentabilidade na pecuária; alimentação saudável e mudanças de hábitos alimentares. Após a coleta dos dados, será realizada a análise estatística por meio do Teste Qui-Quadrado e Teste exato de Fisher. (AU)

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